sicnot

Perfil

Mundo

89,5% de Mossul ocidental nas mãos das forças iraquianas

PETER DEJONG

As forças iraquianas já controlam 89,5% da zona ocidental da cidade Mosul, no norte do país, anunciaram hoje os porta-vozes da ofensiva militar lançada contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) no maior bastião deste no Iraque.

Atualmente, o EI controla apenas 12 quilómetros quadrados de território em Mosul, segundo o porta-voz do Comando das Operações Conjuntas, Yehia Rasul, em declarações numa conferência de imprensa em que esteve também o coronel norte-americano John Dorrian, porta-voz da coligação internacional que apoia as tropas iraquianas.

A metade oriental da cidade, dividida em dois pelo rio Tigre, foi libertada na totalidade em janeiro e a vida nesta zona já voltou à "normalidade", de acordo com o Yehia Rasul. John Dorrian referiu que o EI está "à beira da derrota em Mosul", garantindo que o apoio da coligação internacional às forças iraquianas irá continuar em futuras batalhas contra os extremistas noutras regiões do Iraque.

Na ofensiva, que cumpre sete meses na quarta-feira, o EI sofreu 16.467 baixas e, além disso, as forças antiterroristas conseguiram destruir 679 carros bomba, desativar 6.661 artefactos explosivos e derrubar 47 'drones' usados pelo grupo extremista, segundo as mesmas fontes.

Os militares não forneceram dados relativos a vitimas civis nem a elementos das forças iraquianas, que contam com a cobertura aérea da coligação liderada pelos Estados Unidos.

Os porta-vozes referiram ainda que 111.497 famílias, num total de 610.150 pessoas ficaram desalojadas desde outubro e, destas, 28.497 famílias já regressaram a suas casas em zonas libertadas.

O EI tem apresentado especial resistência na zona histórica de Mosul, a cidade mais populosa que o grupo conquistou e a partir de onde proclamou o "califado" em 2014.

O grupo ainda controla vastos territórios na zona oeste do Iraque e na zona oriental da Síria, onde se situa Al Raqa, considerada a "capital" do EI.

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Arquivada queixa do Sporting contra Rui Vitória

    Desporto

    O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou a queixa do Sporting contra o treinador do Benfica, Rui Vitória, por alegada coação do árbitro Artur Soares Dias, foi esta terça-feira anunciado.

  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.