sicnot

Perfil

Mundo

89,5% de Mossul ocidental nas mãos das forças iraquianas

PETER DEJONG

As forças iraquianas já controlam 89,5% da zona ocidental da cidade Mosul, no norte do país, anunciaram hoje os porta-vozes da ofensiva militar lançada contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) no maior bastião deste no Iraque.

Atualmente, o EI controla apenas 12 quilómetros quadrados de território em Mosul, segundo o porta-voz do Comando das Operações Conjuntas, Yehia Rasul, em declarações numa conferência de imprensa em que esteve também o coronel norte-americano John Dorrian, porta-voz da coligação internacional que apoia as tropas iraquianas.

A metade oriental da cidade, dividida em dois pelo rio Tigre, foi libertada na totalidade em janeiro e a vida nesta zona já voltou à "normalidade", de acordo com o Yehia Rasul. John Dorrian referiu que o EI está "à beira da derrota em Mosul", garantindo que o apoio da coligação internacional às forças iraquianas irá continuar em futuras batalhas contra os extremistas noutras regiões do Iraque.

Na ofensiva, que cumpre sete meses na quarta-feira, o EI sofreu 16.467 baixas e, além disso, as forças antiterroristas conseguiram destruir 679 carros bomba, desativar 6.661 artefactos explosivos e derrubar 47 'drones' usados pelo grupo extremista, segundo as mesmas fontes.

Os militares não forneceram dados relativos a vitimas civis nem a elementos das forças iraquianas, que contam com a cobertura aérea da coligação liderada pelos Estados Unidos.

Os porta-vozes referiram ainda que 111.497 famílias, num total de 610.150 pessoas ficaram desalojadas desde outubro e, destas, 28.497 famílias já regressaram a suas casas em zonas libertadas.

O EI tem apresentado especial resistência na zona histórica de Mosul, a cidade mais populosa que o grupo conquistou e a partir de onde proclamou o "califado" em 2014.

O grupo ainda controla vastos territórios na zona oeste do Iraque e na zona oriental da Síria, onde se situa Al Raqa, considerada a "capital" do EI.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC