sicnot

Perfil

Mundo

Bronze de Brancusi vendido por valor recorde

Uma peça de bronze da autoria de Constantin Brancusi foi vendida em Nova Iorque, nos EUA, pelo valor recorde de 57,3 milhões de dólares (cerca de 52 milhões de euros). Pablo Picasso também marcou a noite ao vender cinco obras

"A Musa Adormecida" do artista romeno Constantion Brancusi foi vendida na segunda-feira pela empresa de arte Christie's pelo valor de 57,3 milhões de dólares (cerca de 52 milhões de euros) num leilão de arte moderna e impressionista, em Nova Iorque, nos EUA.

Pablo Picasso dominou a noite de segunda-feira ao vender cinco obras, com o quadro mais valioso vendido por 45 milhões de dólares (cerca de 51 milhões de euros), o retrato da amante de Picasso, Dora Maar, intitulado de "Femme Assise, Robe Bleue" (Mulher sentada, Vestido azul).

A escultura do romeno Constantion Brancusi feita em bronze integra uma coleção de peças envernizadas em bronze, que se encontra no Museu Hirshhorn, em Washington, nos EUA.

A empresa de arte Christie's estimava arrecadar entre 25 e 35 milhões de dólares (23 e 32 milhões de euros, respetivamente) com a obra, mas a venda superou todas as expetativas ao ficar 64% acima do previsto.

A leiloeira não revelou o comprador da venda recordista.

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30