sicnot

Perfil

Mundo

Ilha remota no Pacífico é a mais poluída do mundo

University of Tasmania / Facebook

A ilha Henderson, no meio do Oceano Pacífico, acumulou cerca de 37,7 milhões de objetos plásticos trazidos pelo mar para as praias. Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revela que a ilha tem a maior concentração de lixo plástico em todo o mundo.

A ilha Henderson faz parte do território ultramarino britânico Pitcairn, localizada entre a Nova Zelândia e o Chile.

Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revela que há 37,7 milhões de objetos plásticos, o equivalente a 17,6 toneladas de lixo e a 671 itens pásticos por cada metro quadrado nas praias da ilha Henderson, incluindo objetos como escovas de dentes, brinquedos e até isqueiros.

Jennifer Lavers, a principal autora do estudo, salienta que a localização da ilha é que provoca a acumulação de lixo nas praias. A ilha Henderson fica entre a Nova Zelândia e o Chile num vórtice de correntes oceânicas mais conhecido por "Giro do Pacífico Sul".

"Quase todas as ilhas e espécies no mundo vão sofrer as consequências de uma maneira ou de outra, devido ao nosso desperdício", referiu a investigadora da Universidade da Tasmânia, na Austrália, citada pela BBC.

A ilha Henderson foi classificado Património Mundial da UNESCO no Reino Unido.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.