sicnot

Perfil

Mundo

Ilha remota no Pacífico é a mais poluída do mundo

University of Tasmania / Facebook

A ilha Henderson, no meio do Oceano Pacífico, acumulou cerca de 37,7 milhões de objetos plásticos trazidos pelo mar para as praias. Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revela que a ilha tem a maior concentração de lixo plástico em todo o mundo.

A ilha Henderson faz parte do território ultramarino britânico Pitcairn, localizada entre a Nova Zelândia e o Chile.

Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revela que há 37,7 milhões de objetos plásticos, o equivalente a 17,6 toneladas de lixo e a 671 itens pásticos por cada metro quadrado nas praias da ilha Henderson, incluindo objetos como escovas de dentes, brinquedos e até isqueiros.

Jennifer Lavers, a principal autora do estudo, salienta que a localização da ilha é que provoca a acumulação de lixo nas praias. A ilha Henderson fica entre a Nova Zelândia e o Chile num vórtice de correntes oceânicas mais conhecido por "Giro do Pacífico Sul".

"Quase todas as ilhas e espécies no mundo vão sofrer as consequências de uma maneira ou de outra, devido ao nosso desperdício", referiu a investigadora da Universidade da Tasmânia, na Austrália, citada pela BBC.

A ilha Henderson foi classificado Património Mundial da UNESCO no Reino Unido.

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos.