sicnot

Perfil

Mundo

Oposição turca pede a Trump para falar com Erdogan sobre violação de direitos humanos na Turquia

Opositores e defensores dos direitos humanos na Turquia incitaram o Presidente norte-americano, Donald Trump, a levantar a questão da deterioração dos direitos humanos e da democracia na Turquia durante as conversações desta terça-feira com o Presidente Erdogan.

"A Turquia está em estado de emergência desde [Notes:a tentativa de golpe de Estado em julho de 2016] , durante a qual os direitos humanos foram pisados", disse o deputado do Partido Republicano do Povo (CHP) Sezgin Tanrikulu.

"Os meios de comunicação e a liberdade de imprensa foram colocados sob o controlo do Governo (da Turquia)" e "as torturas e os maus-tratos aumentaram", denunciou o membro da oposição.

O chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reúne-se hoje pela primeira vez com o Presidente dos EUA, Donald Trump, com o objetivo de reaproximar os dois países e convencê-lo a não fornecer armamento às milícias curdas da Síria, consideradas como terroristas pela Turquia.

As conversações entre os dois aliados na NATO também irão incidir num pedido de Erdogan para que os EUA extraditem o clérigo muçulmano Fethullah Gülen, acusado pela Turquia como sendo o responsável pela passada tentativa de golpe Estado.

Lusa

  • Erdogan em Washington tenta aproximação a Trump

    Mundo

    O chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reúne-se hoje pela primeira vez com o Presidente dos EUA, Donald Trump, com o objetivo de reaproximar os dois países e convencê-lo a não fornecer armamento às milícias curdas da Síria.

  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.