sicnot

Perfil

Mundo

Oposição turca pede a Trump para falar com Erdogan sobre violação de direitos humanos na Turquia

Opositores e defensores dos direitos humanos na Turquia incitaram o Presidente norte-americano, Donald Trump, a levantar a questão da deterioração dos direitos humanos e da democracia na Turquia durante as conversações desta terça-feira com o Presidente Erdogan.

"A Turquia está em estado de emergência desde [Notes:a tentativa de golpe de Estado em julho de 2016] , durante a qual os direitos humanos foram pisados", disse o deputado do Partido Republicano do Povo (CHP) Sezgin Tanrikulu.

"Os meios de comunicação e a liberdade de imprensa foram colocados sob o controlo do Governo (da Turquia)" e "as torturas e os maus-tratos aumentaram", denunciou o membro da oposição.

O chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reúne-se hoje pela primeira vez com o Presidente dos EUA, Donald Trump, com o objetivo de reaproximar os dois países e convencê-lo a não fornecer armamento às milícias curdas da Síria, consideradas como terroristas pela Turquia.

As conversações entre os dois aliados na NATO também irão incidir num pedido de Erdogan para que os EUA extraditem o clérigo muçulmano Fethullah Gülen, acusado pela Turquia como sendo o responsável pela passada tentativa de golpe Estado.

Lusa

  • Erdogan em Washington tenta aproximação a Trump

    Mundo

    O chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reúne-se hoje pela primeira vez com o Presidente dos EUA, Donald Trump, com o objetivo de reaproximar os dois países e convencê-lo a não fornecer armamento às milícias curdas da Síria.

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.