sicnot

Perfil

Mundo

Oposição turca pede a Trump para falar com Erdogan sobre violação de direitos humanos na Turquia

Opositores e defensores dos direitos humanos na Turquia incitaram o Presidente norte-americano, Donald Trump, a levantar a questão da deterioração dos direitos humanos e da democracia na Turquia durante as conversações desta terça-feira com o Presidente Erdogan.

"A Turquia está em estado de emergência desde [Notes:a tentativa de golpe de Estado em julho de 2016] , durante a qual os direitos humanos foram pisados", disse o deputado do Partido Republicano do Povo (CHP) Sezgin Tanrikulu.

"Os meios de comunicação e a liberdade de imprensa foram colocados sob o controlo do Governo (da Turquia)" e "as torturas e os maus-tratos aumentaram", denunciou o membro da oposição.

O chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reúne-se hoje pela primeira vez com o Presidente dos EUA, Donald Trump, com o objetivo de reaproximar os dois países e convencê-lo a não fornecer armamento às milícias curdas da Síria, consideradas como terroristas pela Turquia.

As conversações entre os dois aliados na NATO também irão incidir num pedido de Erdogan para que os EUA extraditem o clérigo muçulmano Fethullah Gülen, acusado pela Turquia como sendo o responsável pela passada tentativa de golpe Estado.

Lusa

  • Erdogan em Washington tenta aproximação a Trump

    Mundo

    O chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reúne-se hoje pela primeira vez com o Presidente dos EUA, Donald Trump, com o objetivo de reaproximar os dois países e convencê-lo a não fornecer armamento às milícias curdas da Síria.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus