sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal islâmico na Indonésia condena casal homossexual a castigo público

Jim Urquhart

Um tribunal islâmico, que aplica a lei da 'sharia' na província indonésia de Aceh, condenou hoje, pela primeira vez, dois homossexuais a serem punidos com chicotadas públicas.

O tribunal disse que os homens, com idades entre os 20 e os 23, serão sujeitos a 85 chicotadas, cada um, por manterem relações sexuais. A acusação tinha pedido 80 chicotadas.


Os dois homens foram detidos no final de março, na sequência das suspeitas de 'vigilantes' na capital provincial de Banda Aceh, que decidiram tentar apanhar o casal a ter relações sexuais.
Organizações internacionais de direitos humanos descreveram o tratamento dos homens como degradante e humilhante e pediram a libertação imediata.


Aceh é a única província na Indonésia que aplica a 'sharia', uma concessão feita por Jacarta, em 2006, para pôr fim a um ano de guerra com separatistas.

Lusa

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31