sicnot

Perfil

Mundo

Rajoy pede para ser ouvido por videoconferência como testemunha em caso de corrupção

Thomas Peter

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, pediu para prestar declarações por videoconferência, em 26 ou 27 de julho, como testemunha no processo "Gurtel" que investiga uma vasta rede de corrupção que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP), no poder.

A agência Efe teve hoje acesso a um requerimento enviado pelo gabinete do chefe do Governo espanhol à Audiência Nacional onde são propostas essas datas, consideradas as "mais adequadas", tendo em consideração a agenda de Rajoy.

Há precisamente um mês, esta instância judicial especializada nos casos político-financeiros e de terrorismo decidiu que Mariano Rajoy devia ser ouvido e juntar-se assim a cerca de 300 testemunhas que já foram citadas para ir ao tribunal que está a investigar o primeiro período do caso "Gurtel" (1999-2005).

Segundo a acusação, a rede de corruptos era dirigida pelo homem de negócios Francisco Correa, que subornava funcionários públicos e responsáveis políticos eleitos para ajudar certas empresas "amigas" a ganharem contratos de direito público.

Este inquérito judicial implicou a demissão da ministra da Saúde, Ana Mato, no final de 2014, suspeita de ter beneficiado do dinheiro obtido ilegalmente pelo seu ex-marido, Jesús Sepúlveda, o ex-presidente da câmara municipal de Pozuelo.

Um antigo tesoureiro do PP, Luis Barcenas, é uma figura central no esquema, tendo o tribunal insistido para que explicasse a origem da sua fortuna de 48 milhões de euros, que está depositada numa conta na Suíça.

Barcenas admitiu em janeiro passado que o PP teria "recursos que não apareciam na sua contabilidade oficial", alimentados por doações feitas por homens de negócios.

Por seu lado, Francisco Correa revelou que os empresários que ganhavam certos concursos públicos entregavam "dois a três por cento" do montante.

Uma série de escândalos de corrupção que envolveram membros do PP (direita) contribuíram para que o partido perdesse em dezembro de 2015 a maioria absoluta que tinha no parlamento.

Mariano Rajoy é presidente do PP desde 2004 e chefe do Governo desde 2011.

A lei espanhola determina que o chefe do Governo tenha de prestar declarações ao tribunal de uma forma oral, mas permite que o faça por videoconferência "por razões de utilidade, de segurança ou de ordem pública".

Mariano Rajoy é o primeiro chefe de Governo de Espanha a ser chamado a testemunhar em tribunal.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17