sicnot

Perfil

Mundo

Rei da Holanda escondeu part-time durante 20 anos

NATASCHA LIBBERT HANDOUT

Há quem mantenha segredos durante quase toda a sua vida. O rei da Holanda conseguiu manter o seu segredo durante 21 anos. Willem-Alexander anunciou esta quarta-feira que teve um part-time como piloto, ao mesmo tempo que desempenhava as funções da realeza.

O rei trabalhou na companhia aérea holandesa KLM com aviões de passageiros e, antes disso, na Martinair, dedicada ao transporte de mercadorias.

Como aviador, Willem-Alexander trabalhava cerca de duas vezes por mês, sempre como co-piloto. Na entrevista em que anunciou o seu part-time, confessou que voar era um passatempo, que o deixava esquecer-se dos seus deveres reais, e focar-se noutras coisas.

NATASCHA LIBBERT HANDOUT

"Tens um avião, passageiros e tripulação. És responsável por eles", explicou a um jornal local, citado pelo The Guardian. "Não podes levar os teus problemas da terra para os céus. Isso, para mim, é a coisa mais relaxante acerca de voar."

NATASCHA LIBBERT HANDOUT

Não era segredo nenhum que Willem-Alexander pilotava aviões da KLM, de vez em quanto. O que não se sabia era que o rei da Holanda tinha um emprego em part-time na companhia aérea.

O rei admitiu que raramente era reconhecido pelos passageiros, visto que a segurança se tornou muito mais apertada desde o 11 de setembro. Mesmo quando fazia anúncios para os passageiros, como co-piloto, o rei não precisava de anunciar o seu nome.

Daí, ter conseguido guardar o segredo durante tantos anos.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.