sicnot

Perfil

Mundo

Rei da Holanda escondeu part-time durante 20 anos

NATASCHA LIBBERT HANDOUT

Há quem mantenha segredos durante quase toda a sua vida. O rei da Holanda conseguiu manter o seu segredo durante 21 anos. Willem-Alexander anunciou esta quarta-feira que teve um part-time como piloto, ao mesmo tempo que desempenhava as funções da realeza.

O rei trabalhou na companhia aérea holandesa KLM com aviões de passageiros e, antes disso, na Martinair, dedicada ao transporte de mercadorias.

Como aviador, Willem-Alexander trabalhava cerca de duas vezes por mês, sempre como co-piloto. Na entrevista em que anunciou o seu part-time, confessou que voar era um passatempo, que o deixava esquecer-se dos seus deveres reais, e focar-se noutras coisas.

NATASCHA LIBBERT HANDOUT

"Tens um avião, passageiros e tripulação. És responsável por eles", explicou a um jornal local, citado pelo The Guardian. "Não podes levar os teus problemas da terra para os céus. Isso, para mim, é a coisa mais relaxante acerca de voar."

NATASCHA LIBBERT HANDOUT

Não era segredo nenhum que Willem-Alexander pilotava aviões da KLM, de vez em quanto. O que não se sabia era que o rei da Holanda tinha um emprego em part-time na companhia aérea.

O rei admitiu que raramente era reconhecido pelos passageiros, visto que a segurança se tornou muito mais apertada desde o 11 de setembro. Mesmo quando fazia anúncios para os passageiros, como co-piloto, o rei não precisava de anunciar o seu nome.

Daí, ter conseguido guardar o segredo durante tantos anos.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.