sicnot

Perfil

Mundo

Turquia acusa EUA de apoiarem terroristas curdos

Bram Janssen

A tensão volta a subir de tom entre Ancara e Washington. Precisamente 8 dias depois do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, instar os Estados Unidos a recuarem "sem demora" na decisão de enviar armas às milícias curcas YPG no norte da Síria, o minisytro dos negócios estrangeiros turco veio hoje pedir o afastamento do representante especial dos EUA na coligação internacional na Síria e Iraque, Brett McGurk, que acusa de apoiar às milícias "terroristas" curdas.

O ministro turco dos Negócios Estrangeiros pediu hoje o afastamento do representante especial norte-americano na coligação internacional na Síria e Iraque, Brett McGurk, que acusa de apoiar às milícias "terroristas" curdas.

"Seria bom que esta pessoa fosse substituída" disse Mevlutt Cavusolglu numa entrevista à cadeia de televisão privada turca NTV.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia acrescentou que Brett McGurk "apoia claramente" as milícias curdas sírias (YPG) e os separatistas curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão, na Turquia, dois grupos considerados "terroristas" pelo governo de Ancara.

As declarações do chefe da diplomacia turca são difundidas a menos de dois dias da visita oficial do presidente da Turquia aos Estados Unidos.

Os Estados Unidos consideram os YPG a força mais bem preparada para enfrentar os 'jihadistas' do EI no norte da Síria.Mas para a Turquia, os YPG mais não são que a extensão na Síria dos separatistas curdos turcos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização classificada como "terrorista" por Ancara e seus aliados ocidentais.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Lesados do Banif ouvidos pela PJ
    1:42

    Economia

    A Unidade de Combate à Corrupção está na Madeira para recolher depoimentos de lesados do Banif e é a primeira diligência da Polícia Judiciária depois de uma queixa apresentada por 100 ex-clientes do banco. Os ex-clientes falam de falsificação de documentos, burla e associação criminosa.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.