sicnot

Perfil

Mundo

Turquia acusa EUA de apoiarem terroristas curdos

Bram Janssen

A tensão volta a subir de tom entre Ancara e Washington. Precisamente 8 dias depois do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, instar os Estados Unidos a recuarem "sem demora" na decisão de enviar armas às milícias curcas YPG no norte da Síria, o minisytro dos negócios estrangeiros turco veio hoje pedir o afastamento do representante especial dos EUA na coligação internacional na Síria e Iraque, Brett McGurk, que acusa de apoiar às milícias "terroristas" curdas.

O ministro turco dos Negócios Estrangeiros pediu hoje o afastamento do representante especial norte-americano na coligação internacional na Síria e Iraque, Brett McGurk, que acusa de apoiar às milícias "terroristas" curdas.

"Seria bom que esta pessoa fosse substituída" disse Mevlutt Cavusolglu numa entrevista à cadeia de televisão privada turca NTV.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia acrescentou que Brett McGurk "apoia claramente" as milícias curdas sírias (YPG) e os separatistas curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão, na Turquia, dois grupos considerados "terroristas" pelo governo de Ancara.

As declarações do chefe da diplomacia turca são difundidas a menos de dois dias da visita oficial do presidente da Turquia aos Estados Unidos.

Os Estados Unidos consideram os YPG a força mais bem preparada para enfrentar os 'jihadistas' do EI no norte da Síria.Mas para a Turquia, os YPG mais não são que a extensão na Síria dos separatistas curdos turcos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização classificada como "terrorista" por Ancara e seus aliados ocidentais.

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres.Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.