sicnot

Perfil

Mundo

Turquia acusa EUA de apoiarem terroristas curdos

Bram Janssen

A tensão volta a subir de tom entre Ancara e Washington. Precisamente 8 dias depois do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, instar os Estados Unidos a recuarem "sem demora" na decisão de enviar armas às milícias curcas YPG no norte da Síria, o minisytro dos negócios estrangeiros turco veio hoje pedir o afastamento do representante especial dos EUA na coligação internacional na Síria e Iraque, Brett McGurk, que acusa de apoiar às milícias "terroristas" curdas.

O ministro turco dos Negócios Estrangeiros pediu hoje o afastamento do representante especial norte-americano na coligação internacional na Síria e Iraque, Brett McGurk, que acusa de apoiar às milícias "terroristas" curdas.

"Seria bom que esta pessoa fosse substituída" disse Mevlutt Cavusolglu numa entrevista à cadeia de televisão privada turca NTV.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia acrescentou que Brett McGurk "apoia claramente" as milícias curdas sírias (YPG) e os separatistas curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão, na Turquia, dois grupos considerados "terroristas" pelo governo de Ancara.

As declarações do chefe da diplomacia turca são difundidas a menos de dois dias da visita oficial do presidente da Turquia aos Estados Unidos.

Os Estados Unidos consideram os YPG a força mais bem preparada para enfrentar os 'jihadistas' do EI no norte da Síria.Mas para a Turquia, os YPG mais não são que a extensão na Síria dos separatistas curdos turcos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização classificada como "terrorista" por Ancara e seus aliados ocidentais.

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.