sicnot

Perfil

Mundo

Advogado e ativista angolano David Mendes concorre às eleições pela UNITA

Siphiwe Sibeko

O advogado e ativista angolano dos direitos humanos David Mendes confirmou à Lusa que integra a lista de candidatos da UNITA, maior partido na oposição em Angola, às próximas eleições gerais de agosto, em lugar elegível para deputado.

"Nós não tivemos negociações nenhumas. Eu tornei público para quem acompanhou a minha intervenção na televisão que aceitaria um convite da UNITA, desde que me colocassem num lugar elegível.

O presidente da UNITA fez-me o convite pessoalmente e eu acedi", disse David Mendes, advogado e líder da Associação Mãos Livres, responsável pela defesa de vários ativistas que foram levados a tribunal pela Justiça angolana nos últimos anos.

De acordo com as listas da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) pelo círculo nacional, consultadas pela Lusa, o advogado figura no número 18, estando por isso num lugar elegível para deputado.

Em declarações à agência Lusa, o advogado admitiu que a UNITA se apresenta como "o partido que tem mais possibilidades reais de ser poder", sublinhando ser um "candidato independente e que se vai manter independente".

"Eu sou presidente do Partido Popular, por isso não posso entrar para um outro partido na condição de militante", explicou, admitindo que aceitou ao convite porque foi colocado "num lugar elegível".

As eleições gerais em Angola estão marcadas para 23 de agosto e todos os partidos políticos e coligações de partidos legalmente constituídos deram já entrada das suas candidaturas no Tribunal Constitucional, que terá de validá-las.

O cabeça-de-lista da UNITA e candidato à eleição indireta como Presidente da República é o atual presidente do partido, Isaías Samakuva, enquanto o número dois é o vice-presidente, Raul Danda.David Mendes, um dos mais conhecidos advogados angolanos, acredita que "a UNITA cresceu muito" e que "haverá surpresas" nas próximas eleições.

"Nós vamos fazer algo novo, vamos tentar mudar o quadro político e eu acredito que a UNITA cresceu muito. Acredito que os angolanos crescerem muito e estou consciente de que haverá surpresa nas próximas eleições", sustentou.

Por isso, acrescentou: "O período exige dos atores políticos um posicionamento claro quanto à sua participação no processo".Às eleições marcadas para 23 de agosto não concorre o atual presidente de Angola e do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), José Eduardo dos Santos, no poder desde 1979.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17