sicnot

Perfil

Mundo

Ataque contra base militar na Líbia provoca 141 mortos

Suhaib Salem

Pelos menos 141 pessoas morreram na quinta-feira num ataque contra uma base militar no sul da Líbia, anunciou esta sexta-feira fonte militar líbia.

O ataque foi conduzido pela Third Force, grupo armado de Misrata (norte da Líbia), oficiosamente leal ao Governo de União Nacional (GNA), e o Exército Líbio Nacional (ELN), que controlava a base aérea de Brak al-Shati.

A maioria das vítimas eram soldados leais ao marechal Khalifa Haftar, que durante a guerra civil do país foi um dos comandantes militares do Conselho Nacional de Transição (organização formada por opositores ao regime do ditador Muammar Khadafi).

O porta-voz do ELN, Ahmad al-Mesmari, disse que, além dos mortos, houve vários feridos e desaparecidos no ataque, e alguns civis que trabalhavam na base ou que se encontravam nas proximidades também foram apanhados no ataque.

"Os soldados mortos estavam a regressar de um desfile militar no leste da Líbia. A maioria deles estavam desarmados e foram executados", acrescentou al-Mesmari numa conferência de imprensa.

O chefe da missão de apoio das Nações Unidas na Líbia, Martin Kobler, manifestou-se indignado com o número de mortos.

A base militar localiza-se 650 quilómetros a sul de Tripoli, numa zona deserta, onde a autoridade estatal está praticamente ausente desde que a Líbia mergulhou no caos, depois da queda de Muammar Khadafi, em 2011.

Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14