sicnot

Perfil

Mundo

Rohani reeleito Presidente do Irão 

Sergei Karpukhin/ Reuters

O moderado Hassan Rohani foi reeleito Presidente do Irão por mais quatro anos com 57% dos votos, de acordo com os resultados definitivos das eleições presidenciais realizadas na sexta-feira e hoje anunciados.

O ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli, anunciou hoje numa conferência de imprensa que Rohani obteve mais de 23 milhões de votos, enquanto o seu principal rival, o clérigo conservador Ebrahim Raissi, obteve mais de 15 milhões, obtendo 38,5%.


"41,2 milhões de iranianos participaram [na sexta-feira] nas eleições presidenciais", representando uma taxa de participação de 73%, anunciou Abdolreza Rahmani Fazli, em direto, na televisão estatal Irib.


Anteriormente, a Comissão Eleitoral iraniana tinha já anunciado que Hassan Rohani estava à beira de ser reeleito na primeira volta das presidenciais no Irão, quando o escrutínio estava praticamente finalizado.


Ainda antes do anúncio dos primeiros resultados parciais, os dirigentes conservadores tinham reconhecido a vitória de Rohani.


A vitória deverá permitir a este religioso moderado prosseguir a sua política de abertura ao mundo, marcada por um acordo nuclear histórico com as grandes potências, concluído em julho de 2015, durante o seu primeiro mandato.

Lusa

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.