sicnot

Perfil

Mundo

Rohani à frente na contagem de votos no Irão

Rouhani a votar esta sexta-feira em Teerão.

Reuters Photographer

O Presidente iraniano cessante, Hasan Rohani, está à beira de ser reeleito na primeira volta das presidenciais no Irão, totalizando quase 57% dos votos quando o escrutínio estava praticamente finalizado, anunciou hoje a Comissão Eleitoral.

O presidente da Comissão Eleitoral, Ali Asghar Ahmadi, indicou em conferência de imprensa que Rohani obteve o apoio de 22,8 milhões dos mais de 40 milhões de eleitores que foram votar na sexta-feira.


Ebrahim Raissi, o principal opositor a Rohani, obteve 15,4 milhões de votos, segundo Asghar Ahmadi. Isto significa que, de acordo com estes resultados, Rohani obteve cerca de 57% dos votos e Raissi 38,5% dos votos.

Os dois outros candidatos que participaram no escrutínio obtiveram resultados marginais. A taxa de participação nas eleições foi superior a 70% dos eleitores.

Ainda antes do anúncio dos primeiros resultados parciais, os dirigentes conservadores tinham reconhecido a vitória de Rohani.


Se se confirmar, esta larga vitória deverá permitir a este religioso moderado prosseguir a sua política de abertura ao mundo, marcada por um acordo nuclear histórico com as grandes potências, concluído em julho de 2015, durante o seu primeiro mandato.

Lusa

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.