sicnot

Perfil

Mundo

Trump inicia hoje na Arábia Saudita primeira viagem oficial ao estrangeiro

Jonathan Ernst/ Reuters

O Presidente dos EUA, Donald Trump, inicia hoje a sua primeira viagem ao estrangeiro na Arábia Saudita, um país com quem Washington mantém prolongada relação estratégica assente na segurança, armamento e petróleo.

Os dirigentes sauditas esperam uma abordagem diferente à situação na região, após o ex-presidente Barack Obama ter recusado envolver o seu país na guerra contra o regime sírio de Bashar al-Assad e promovido uma aproximação ao Irão, o principal rival de Riade.

A liderança saudita saudou calorosamente a subida ao poder de Donald Trump, que acatou as inquietações da Arábia Saudita face à "nefasta" influência do Irão.

O vice-príncipe herdeiro Mohammed ben Salmane, 31 anos, foi o primeiro dirigente do Golfo a ser recebido em Washington por Trump, e o diretor da CIA, Mike Pompeo, o secretário da Defesa, Jim Mattis, e o secretário da segurança interna, John Kelly, já visitaram a Arábia Saudita em 2016.

No decurso desta visita de Trump, a Arábia Saudita deverá concluir uma série de acordos com os Estados Unidos sobre vendas de armamento avaliados em mais de 100 mil milhões de dólares (89,8 mil milhões de euros), confirmando a sua segunda posição de país mais bem armado do Médio Oriente após Israel.

A agenda de Trump não foi divulgada na íntegra, mas no domingo deverá pronunciar, perante mais de 50 dirigentes de países muçulmanos, um discurso sobre o islão, uma cimeira que na sexta-feira foi "abençoada" pelo imã de Meca. As exportações dos EUA para este país do Golfo elevaram-se a 18 mil milhões de dólares (16,1 mil milhões de euros) em 2016, e as suas importações do reino a 17 mil milhões (15,2 mil milhões de euros).

No seu primeiro périplo internacional, Trump desloca-se ainda a Israel, ao Vaticano, e estará presente nas cimeiras da NATO em Bruxelas e do G7 na Sicília, Itália.

Lusa

  • Trump enfrenta primeira visita oficial ao estrangeiro
    2:23

    Mundo

    Donald Trump prepara-se para enfrentar a primeira viagem ao estrangeiro como Presidente dos EUA. Trump inicia já este sábado um périplo por cinco países, que inclui um encontro com o Papa e uma reunião do G7. A viagem de sete dias vai afastar Trump do centro de uma crise política que o próprio Presidente continua a alimentar com declarações polémicas.

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.