sicnot

Perfil

Mundo

Kim Jong-un insta crianças norte-coreanas a "odiar os imperialistas e inimigos"

KCNA KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, instou, na terça-feira, as crianças do seu país a "odiar os imperialistas e inimigos" e a "dar tudo" pela sua pátria, informam hoje os media oficiais.

Num discurso proferido, na terça-feira, no VIII Congresso da Organização de Crianças da Coreia (ONC) em Pyongyang, Kim Jong-un afirmou que "os meninos devem ter uma preparação exaustiva para odiar os imperialistas e os inimigos", diz um artigo da Agência Estatal de Notícias Norte-coreana, KCNA.

Kim defendeu a formação dos membros da organização de modo a torná-los "revolucionários infantis da pátria socialista".

O encontro, em que participaram altos titulares do regime, não se realizava desde 2013, ano em que Kim o presidiu pela primeira vez desde que sucedeu ao seu pai no poder.

O líder norte-coreano manifestou-se ainda confiante num futuro "claro e brilhante" do regime, graças à organização infantil, que dedica "tudo" pela pátria e "mantém firme a alma da revolução norte-coreana", segundo a KCNA.

Esta mensagem tem lugar numa altura de particular tensão na região, após os ensaios nuclear e de mísseis de Pyongyang - o mais recente na semana passada -, os quais levaram a um agudizar da retórica bélica com a nova administração dos Estados Unidos, do Presidente Donald Trump, que insinuou a possibilidade de realizar ataques preventivos contra Pyongyang.

Lusa

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21