Bebés no útero reagem mais a caras do que a outras imagens

© Michaela Rehle / Reuters
08.06.2017 18h31
Os fetos em desenvolvimento no útero reagem mais a imagens que se parecem com caras do que a estímulos luminosos, descobriram investigadores, que afirmam que é possível explorar a perceção e conhecimento visual nos bebés antes do nascimento.
Projetando luz através das paredes uterinas das mães, verificaram que fetos com 34 semanas de gestação viram a cabeça em direção a formas que parecem rostos humanos, mais do que quando são projetadas outras imagens.
"Mostrámos que o feto consegue distinguir entre formas diferentes, preferindo as que se parecem com caras", afirmou Vincent Reid, da universidade britânica de Lancaster, assinalando que já se sabia que isso acontecia com bebés depois do nascimento.
A investigação, publicada na revista Current Biology, aconteceu graças a nova tecnologia de ultrassons em 4D de alta qualidade e à descoberta de que é possível fazer chegar luz ao útero através dos tecidos.
Os cientistas testaram as reações de 39 fetos a padrões de luz parecidos com caras, que atravessaram o seu campo de visão enquanto se acompanhava, os seus movimentos.
Os fetos reagiam mais a caras que lhes eram apresentadas na posição correta do que a outras que lhes apareciam invertidas.
A conclusão é que a preferência dos bebés por rostos humanos começa no útero e que não é aprendida depois do parto.
Além disso, o estudo conclui também que os fetos conseguem ter experiências visuais no útero, mas os investigadores avisam as grávidas para não apontarem luzes brilhantes às suas barrigas.
Lusa
Relacionados
-
Pulseira deixa sentir os movimentos do bebé ainda na barriga da mãe
A pulseira Fibo permite que os futuros pais (ou mães) consigam sentir os seus filhos a dar pontapés ainda na barriga da mãe. Desenvolvida por um designer de joias da Dinamarca, a pulseira vai transmitir os movimentos do bebé no útero, de modo a que os pais possam partilhar essa experiência da gravidez.
-
O berço que vai revolucionar a vida dos pais
Por todo o mundo, pais exaustos já devem ter fantasiado acerca de uma cama que pudesse balançar automaticamente o seu bebé até adormecer. O berço Snoo promete fazer o trabalho, com a ajuda da imitação do som do útero e de um cobertor de previne que os bebés acabem em posições perigosas. O berço que pode revolucionar a vida dos pais está à venda por 1.300 euros.
Na Homepage
-
-
Parlamento chumba todas as recomendações sobre Programa de Estabilidade
26.04.2018 às 17h42
- 2:35
Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.
26.04.2018 às 13h07
-
Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros
Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.
26.04.2018 às 15h42
-
Dois pescadores assistidos na praia de Cortegaça depois de barco ter virado
26.04.2018 às 15h45
-
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.
26.04.2018 às 13h37
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
O Governo lançou esta quinta-feira um programa de turismo sénior destinado a portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos que se podem candidatar a férias em época baixa no interior do país, com foco nas zonas afetadas pelos incêndios.
26.04.2018 às 13h24
- 0:52
-
Pai do bebé Alfie quer levar filho para casa
O pai do bebé britânico Alfie Evans, que tem uma doença neurológica degenerativa, disse esta quinta-feira que planeia encontrar-se com médicos para discutir a possibilidade de levar o filho do hospital para casa.
26.04.2018 às 17h06
-
-
Trump evocou "três ou quatro datas" possíveis para encontro com Kim Jong-un
26.04.2018 às 15h12
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
26.04.2018 às 13h26
-
Deputados britânicos acusam Facebook de ameaçar jornal The Guardian
Deputados do Parlamento britânico acusaram esta quinta-feira a rede social Facebook de ter "assediado e ameaçado" o jornal The Guardian, que publicou o escândalo do acesso indevido da empresa Cambridge Analytica a dados de 87 milhões de utilizadores desta plataforma.
26.04.2018 às 15h11
-
-
Operação contra pornografia infantil e pedofilia em sete Estados brasileiros
26.04.2018 às 16h28