sicnot

Perfil

Mundo

Breivik vai recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem

© Norsk Telegrambyra AS / Reute

O neonazi Anders Behring Breivik, que matou 77 pessoas em 2011, vai recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por "tratamento desumano" na prisão após a derrota da sua ação contra o Estado norueguês pela mesma razão.

Por razões de segurança, Breivik está numa cela isolado dos outros presos. Invocando a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, interpôs uma ação em tribunal contra o Estado norueguês por "tratamento desumano e degradante".

O tribunal de primeira instância chegou a dar-lhe razão, o Estado norueguês recorreu e o Supremo Tribunal considerou, em março último, que a Noruega respeita os direitos humanos de Anders Breivik,

Tendo esgotado todos os recursos perante os tribunais noruegueses, o neonazi recorre agora a Estrasburgo.

A 22 de julho de 2011, o homem que hoje tem 38 anos, fez explodir uma bomba perto da sede do Governo norueguês e depois disparou, na ilha de Utoya, perto de Oslo, contra jovens que participavam numa iniciativa da juventude trabalhista.

Matou ao todo 77 pessoas.

Breivik reconheceu a autoria dos ataques, mas recusou declarar-se culpado, e um tribunal de Oslo acabou por condená-lo a 21 anos de prisão em 2012. A pena de Breivik pode ser prolongada indefinidamente se, quando concluída, o condenado continuar a ser considerado perigoso.

Cela de Breivik

Cela de Breivik

reuters

Cela de Breivik

Cela de Breivik

reuters

  • Fogo na Sertã alastrou aos concelhos de Mação e Proença-a-Nova
    2:37

    País

    Mais de 700 bombeiros combatem o incêndio que começou este domingo na Sertã e, durante a noite foi empurrado pelo vento para outros dois concelhos. As chamas atingiram as zonas de Mação e de Proença-a-Nova, onde os habitantes dizem que há várias casas destruídas pelo fogo. Esta manhã, chegaram dois aviões espanhóis para ajudar a controlar as chamas.

  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24
  • Governo reconhece seca severa no continente desde 30 de junho

    País

    O Governo reconheceu, hoje, a existência de uma situação de seca severa no território continental, desde 30 de junho, que consubstancia um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola, em despacho publicado hoje em Diário da República.

  • Pelo menos cinco feridos em ataque na cidade suíça de Schaffhausen

    Mundo

    Pelo menos cinco pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um ataque, na cidade suíça de Schaffhausen. De acordo com as autoridades, as vítimas foram atacadas por um homem armado com uma motosserra, que está a ser procurado pela polícia. As autoridades descartaram a hipótese de "ato terrorista".

  • Oposição pressiona Maduro com anúncio de manifestações e greve geral
    1:34
  • Margem mínima de mil votos obriga a negociações intensas em Timor-Leste

    Mundo

    A Fretilin venceu sem maioria absoluta as lesgislativas para o VII Governo constitucional de Timor-Leste. De acordo com os dados oficiais, o partido de Mari Alkatiri obteve perto de 170 mil votos e conquistou 23 deputados. Já o partido de Xanana Gusmão que tinha vencido há cinco anos, ficou em segundo com 167 mil votos e 22 lugares no parlamento, num total de 65.