sicnot

Perfil

Mundo

Breivik vai recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem

© Norsk Telegrambyra AS / Reute

O neonazi Anders Behring Breivik, que matou 77 pessoas em 2011, vai recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por "tratamento desumano" na prisão após a derrota da sua ação contra o Estado norueguês pela mesma razão.

Por razões de segurança, Breivik está numa cela isolado dos outros presos. Invocando a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, interpôs uma ação em tribunal contra o Estado norueguês por "tratamento desumano e degradante".

O tribunal de primeira instância chegou a dar-lhe razão, o Estado norueguês recorreu e o Supremo Tribunal considerou, em março último, que a Noruega respeita os direitos humanos de Anders Breivik,

Tendo esgotado todos os recursos perante os tribunais noruegueses, o neonazi recorre agora a Estrasburgo.

A 22 de julho de 2011, o homem que hoje tem 38 anos, fez explodir uma bomba perto da sede do Governo norueguês e depois disparou, na ilha de Utoya, perto de Oslo, contra jovens que participavam numa iniciativa da juventude trabalhista.

Matou ao todo 77 pessoas.

Breivik reconheceu a autoria dos ataques, mas recusou declarar-se culpado, e um tribunal de Oslo acabou por condená-lo a 21 anos de prisão em 2012. A pena de Breivik pode ser prolongada indefinidamente se, quando concluída, o condenado continuar a ser considerado perigoso.

Cela de Breivik

Cela de Breivik

reuters

Cela de Breivik

Cela de Breivik

reuters

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.