Chefia militar angolana confirma confrontos com milícias da RD Congo

Rafael Marchante / Reuters
08.06.2017 15h21
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) garantiu hoje a segurança das fronteiras do país, mas admitiu confrontos entre forças de defesa nacional e grupos rebeldes da República Democrática do Congo (RD Congo).
Geraldo Sachipengo Nunda falava à imprensa, à margem da reunião conjunta dos Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorre em Luanda.
"Não há perigo do ponto de vista militar. As forças todas, tanto as FAA, a Polícia Nacional, os outros órgãos de segurança nacional, todos estão prontos para poderem garantir que haja estabilidade", referiu.
A preocupação que há, segundo Geraldo Sachipengo Nunda, é com o "elevado número de refugiados", que se aproximam dos 30.000 na região do Dundo, na província da Lunda Norte, provenientes da região do Kasai, no centro da RD Congo.
O chefe do Estado-Maior General disse que Angola está vigilante para que não haja invasão do seu território pelas forças rebeldes da RD Congo, realçando que "não há qualquer sinal desse tipo".
"Com os rebeldes houve várias ações, os rebeldes tentaram atacar as nossas posições ao longo da fronteira e foram, como é normal, derrotados, porque eles são milícias, não têm uma preparação militar muito efetiva. As armas que utilizam são muito rudimentares, além de algumas, poucas, armas automáticas", disse, sem avançar em que período ocorreram os factos.
Acrescentou que naquela altura as forças rebeldes "tiveram a resposta adequada", realçando igualmente os esforços das autoridades congolesas para a reposição da segurança.
Geraldo Sachipendo Nunda avançou que nesses confrontos não houve baixas a registar da parte das Forças Armadas angolanas nem da Polícia Nacional e sobre a parte das milícias não disponibiliza de "números exatos".
Durante a sua intervenção na abertura da reunião, Geraldo Sachipengo Nunda referiu que a situação vigente no leste da RD Congo continua a ser o tema principal a abordar no encontro, para que se encontrem soluções adequadas aos problemas existentes.
No discurso de abertura, o secretário de Estado para a Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa de Angola, Gaspar Rufino, sublinhou a urgente necessidade de se erradicar "os conflitos e todos os males" que continuam a causar enorme sofrimento a milhares de populações africanas.
"Além de ser um fator negativo para o crescimento e desenvolvimento do continente" salientou, apelando às chefias militares reunidas "esforços conjugados" para analisar a atual realidade que alguns dos países vivem.
A situação da RD Congo mereceu já análise em maio, em Luanda, numa reunião de dois dias dos Ministros da Defesa da CIRGL, antecedida da de Chefes de Estado-Maior, em que foi discutida a segurança na região dos Grandes Lagos.
Angola preside atualmente à CIRGL, organização integrada ainda pelo Burundi, Congo, Quénia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.
A SADC é integrada por Angola, África do Sul, Botsuana, Lesoto, Moçambique, Madagáscar, Malaui, Namíbia, Ilhas Maurícias, Ilhas Seicheles, República Democrática do Congo, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.
Lusa
Na Homepage
-
- 6:23
Com a entrada de Salgado o caso EDP "passou a ter uma dimensão política"
19.04.2018 às 21h05
-
Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019
O secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários e frisou que o salário mínimo nacional vai voltar a aumentar em 2019.
19.04.2018 às 23h12
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 1:23
INEM já não vai ser multado por excesso de velocidade durante uma emergência
Os condutores do INEM já não vão ser multados por excesso de velocidade durante as emergências. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária recuou na medida conhecida na quarta-feira.
19.04.2018 às 19h29
- 1:48
O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou na tarde desta quinta-feira na Parede, no concelho de Cascais. As operações de resgate foram dificultadas pela agitação marítima.
19.04.2018 às 20h52
-
Fenerbahce-Besiktas suspenso depois de agressão ao treinador Senol Gunes
O Fenerbahce-Besiktas, da segunda mão das meias-finais da Taça da Turquia de futebol, foi suspenso devido a problemas com o público, com o treinador dos forasteiros a ser atingido por um objeto vindo da bancada.
19.04.2018 às 21h26
-
Corpo do atleta encontrado na cidade sul-africana de Port Elizabeth
O corpo do atleta amador francês, desaparecido na madrugada do passado sábado, véspera de uma prova de triatlo em Port Elizabeth, foi descoberto, anunciou a polícia daquela cidade do sul da África do Sul.
19.04.2018 às 19h35
-
A era dos irmãos Castro
Desde 1959 Cuba foi governada por Fidel ou Raúl Castro. Na semana em que os cubanos elegeram um novo Presidente, olhamos para a era dos irmãos, desde a revolução cubana de 59 aos dias de hoje, passando por encontros com líderes políticos, personalidades como Che Guevara, Malcolm X ou Maradona, e ainda a reaproximação histórica com os Estados Unidos da América.
- 7:21
-
-
-
Subcomissão de Ética vai analisar regulação dos apoios às viagens de deputados
19.04.2018 às 21h57
-
-
-
- 2:47
Partidos anunciam projetos de resolução sobre o Programa de Estabilidade
19.04.2018 às 21h08
-
-
-
TV russa difunde testemunho sobre alegada encenação de ataque químico
A televisão pública russa Rossia 24 divulgou na quarta-feira à noite o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria.
19.04.2018 às 18h14
-
O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?
Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.
19.04.2018 às 20h40
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31