sicnot

Perfil

Mundo

Igreja Episcopal escocesa aprova casamento homossexual

Stringer Russia

A Igreja Episcopal escocesa aprovou esta quinta-feira o casamento entre casais do mesmo sexo, tornando-se assim a primeira Igreja cristã no Reino Unido a realizar tal feito. A aprovação foi feita através de uma votação, levada a cabo por um sínodo de Edimburgo.

Isto permite que os casais homossexuais cristãos possam casar numa Igreja Anglicana escocesa.

De acordo com a BBC, os clérigos terão opção de escolha. Ou seja, aqueles que são contra o casamento homossexual poderão recusar-se a oficializar a cerimónia, sendo protegidos e não tendo de ir contra a sua consciência.

No entanto, a votação - que exigiu a aprovação de pelo menos dois terços dos presentes - levou a igreja a entrar em conflito com a restante comunidade anglicana, por todo o mundo.

Em janeiro de 2016, a comunidade puniu a Igreja Episcopal norte-americana, quando esta decidiu permitir que os casais homossexuais casassem pela igreja.

Estas mudanças levaram muitos crentes a defender que a Igreja Anglicana perdeu o seu rumo, precisando agora de uma renovação.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.