sicnot

Perfil

Mundo

Igreja Episcopal escocesa aprova casamento homossexual

Stringer Russia

A Igreja Episcopal escocesa aprovou esta quinta-feira o casamento entre casais do mesmo sexo, tornando-se assim a primeira Igreja cristã no Reino Unido a realizar tal feito. A aprovação foi feita através de uma votação, levada a cabo por um sínodo de Edimburgo.

Isto permite que os casais homossexuais cristãos possam casar numa Igreja Anglicana escocesa.

De acordo com a BBC, os clérigos terão opção de escolha. Ou seja, aqueles que são contra o casamento homossexual poderão recusar-se a oficializar a cerimónia, sendo protegidos e não tendo de ir contra a sua consciência.

No entanto, a votação - que exigiu a aprovação de pelo menos dois terços dos presentes - levou a igreja a entrar em conflito com a restante comunidade anglicana, por todo o mundo.

Em janeiro de 2016, a comunidade puniu a Igreja Episcopal norte-americana, quando esta decidiu permitir que os casais homossexuais casassem pela igreja.

Estas mudanças levaram muitos crentes a defender que a Igreja Anglicana perdeu o seu rumo, precisando agora de uma renovação.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.