sicnot

Perfil

Mundo

Igreja Episcopal escocesa aprova casamento homossexual

Stringer Russia

A Igreja Episcopal escocesa aprovou esta quinta-feira o casamento entre casais do mesmo sexo, tornando-se assim a primeira Igreja cristã no Reino Unido a realizar tal feito. A aprovação foi feita através de uma votação, levada a cabo por um sínodo de Edimburgo.

Isto permite que os casais homossexuais cristãos possam casar numa Igreja Anglicana escocesa.

De acordo com a BBC, os clérigos terão opção de escolha. Ou seja, aqueles que são contra o casamento homossexual poderão recusar-se a oficializar a cerimónia, sendo protegidos e não tendo de ir contra a sua consciência.

No entanto, a votação - que exigiu a aprovação de pelo menos dois terços dos presentes - levou a igreja a entrar em conflito com a restante comunidade anglicana, por todo o mundo.

Em janeiro de 2016, a comunidade puniu a Igreja Episcopal norte-americana, quando esta decidiu permitir que os casais homossexuais casassem pela igreja.

Estas mudanças levaram muitos crentes a defender que a Igreja Anglicana perdeu o seu rumo, precisando agora de uma renovação.

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.