sicnot

Perfil

Mundo

Projeções dão vitória a Theresa May mas sem maioria absoluta

As projeções à boca das urnas dão a vitória a Theresa May nas eleições legislativas no Reino Unido. Uma vitória que mantém a candidata do Partido Conservador no cargo de primeira-ministra britânica, mas sem maioria absoluta.

Phil Noble

A projeção avançada pelas estações televisivas BBC e Sky News dão 314 deputados ao Partido Conservador, de Theresa May - menos 12 que os 326 mínimos exigidos para a maioria absoluta.

Em segundo lugar surge o Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, com 266 lugares, mais 34 que no ato eleitoral de 2015.

Seguem-se os nacionalistas escoceses, os liberais democratas e os independentistas.

Os 650 círculos eleitorais do Reino Unido vão divulgar os resultados ao longo da noite e os últimos só são mesmo conhecidos esta sexta-feira, ao início da tarde. No sistema eleitoral britânico, cada círculo elege um deputado.

Paul Childs

Toby Melville

Ed Sykes

Andrew Yates

Na rede social Twitter, os Conservadores já deixaram um agradecimento a todos os eleitores que votaram no partido:

Os Trabalhistas também recorreram ao Twitter para deixar um agradecimento especial a todos os voluntários que ajudaram a fazer campanha pelo partido, ao longo das últimas semanas:

Os primeiros efeitos das projeções fazem-se sentir na moeda britânica, com a Libra a sofrer uma queda acentuada dada a possibilidade dos Conservadores perderem a maioria absoluta.

  • "Serei o Presidente de todos os angolanos"
    2:06
  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Supervisão bancária origina novo diferendo entre Carlos Costa e Governo
    0:57

    Economia

    Reacendeu-se a guerra entre o Governo e o governador do Banco de Portugal. Em conferência na sede do banco, esta segunda-feira, Carlos Costa deixou uma crítica indireta ao novo modelo de supervisão bancária. O ministro das Finanças, Mário Centeno, não gostou e exigiu a Carlos Costa que se retratasse, mas o governador recusou-se.

  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.