sicnot

Perfil

Mundo

Projeções dão vitória a Theresa May mas sem maioria absoluta

As projeções à boca das urnas dão a vitória a Theresa May nas eleições legislativas no Reino Unido. Uma vitória que mantém a candidata do Partido Conservador no cargo de primeira-ministra britânica, mas sem maioria absoluta.

Phil Noble

A projeção avançada pelas estações televisivas BBC e Sky News dão 314 deputados ao Partido Conservador, de Theresa May - menos 12 que os 326 mínimos exigidos para a maioria absoluta.

Em segundo lugar surge o Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, com 266 lugares, mais 34 que no ato eleitoral de 2015.

Seguem-se os nacionalistas escoceses, os liberais democratas e os independentistas.

Os 650 círculos eleitorais do Reino Unido vão divulgar os resultados ao longo da noite e os últimos só são mesmo conhecidos esta sexta-feira, ao início da tarde. No sistema eleitoral britânico, cada círculo elege um deputado.

Paul Childs

Toby Melville

Ed Sykes

Andrew Yates

Na rede social Twitter, os Conservadores já deixaram um agradecimento a todos os eleitores que votaram no partido:

Os Trabalhistas também recorreram ao Twitter para deixar um agradecimento especial a todos os voluntários que ajudaram a fazer campanha pelo partido, ao longo das últimas semanas:

Os primeiros efeitos das projeções fazem-se sentir na moeda britânica, com a Libra a sofrer uma queda acentuada dada a possibilidade dos Conservadores perderem a maioria absoluta.

  • Fogo na Sertã alastrou aos concelhos de Mação e Proença-a-Nova
    2:37

    País

    Mais de 700 bombeiros combatem o incêndio que começou este domingo na Sertã e, durante a noite foi empurrado pelo vento para outros dois concelhos. As chamas atingiram as zonas de Mação e de Proença-a-Nova, onde os habitantes dizem que há várias casas destruídas pelo fogo. Esta manhã, chegaram dois aviões espanhóis para ajudar a controlar as chamas.

  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24
  • Governo reconhece seca severa no continente desde 30 de junho

    País

    O Governo reconheceu, hoje, a existência de uma situação de seca severa no território continental, desde 30 de junho, que consubstancia um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola, em despacho publicado hoje em Diário da República.

  • Pelo menos cinco feridos em ataque na cidade suíça de Schaffhausen

    Mundo

    Pelo menos cinco pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um ataque, na cidade suíça de Schaffhausen. De acordo com as autoridades, as vítimas foram atacadas por um homem armado com uma motosserra, que está a ser procurado pela polícia. As autoridades descartaram a hipótese de "ato terrorista".

  • Oposição pressiona Maduro com anúncio de manifestações e greve geral
    1:34
  • Margem mínima de mil votos obriga a negociações intensas em Timor-Leste

    Mundo

    A Fretilin venceu sem maioria absoluta as lesgislativas para o VII Governo constitucional de Timor-Leste. De acordo com os dados oficiais, o partido de Mari Alkatiri obteve perto de 170 mil votos e conquistou 23 deputados. Já o partido de Xanana Gusmão que tinha vencido há cinco anos, ficou em segundo com 167 mil votos e 22 lugares no parlamento, num total de 65.