sicnot

Perfil

Mundo

Robô passa no exame de matemática, mas sem distinção

Um robô dotado com inteligência artificial submeteu-se hoje ao exame de acesso à universidade na China, no qual participam 9,4 milhões de estudantes chineses, mas só obteve 70% na classificação final - e não entraria numa boa universidade.

O valor, que diz respeito apenas ao teste de matemática, é insuficiente para conseguir uma vaga nas melhores universidades chinesas.

O AI-MATHS, um sistema designado pela Universidade Tsinghua, de Pequim, e a empresa de computação em nuvem Zhunxingyunxue, fez hoje o teste na cidade de Chengdu.

Apesar de não ter conseguido a pontuação máxima, o robô concluiu a prova em 20 minutos, uma velocidade acima da média.

AI-MATHS falhou, no entanto, problemas com enunciados em linguagem mais coloquial, como um que dizia que o "número de professores era o dobro do que o de estudantes masculinos", um conceito que a inteligência artificial não entendeu.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.