sicnot

Perfil

Mundo

Robô passa no exame de matemática, mas sem distinção

Um robô dotado com inteligência artificial submeteu-se hoje ao exame de acesso à universidade na China, no qual participam 9,4 milhões de estudantes chineses, mas só obteve 70% na classificação final - e não entraria numa boa universidade.

O valor, que diz respeito apenas ao teste de matemática, é insuficiente para conseguir uma vaga nas melhores universidades chinesas.

O AI-MATHS, um sistema designado pela Universidade Tsinghua, de Pequim, e a empresa de computação em nuvem Zhunxingyunxue, fez hoje o teste na cidade de Chengdu.

Apesar de não ter conseguido a pontuação máxima, o robô concluiu a prova em 20 minutos, uma velocidade acima da média.

AI-MATHS falhou, no entanto, problemas com enunciados em linguagem mais coloquial, como um que dizia que o "número de professores era o dobro do que o de estudantes masculinos", um conceito que a inteligência artificial não entendeu.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27