sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede defesa do direito de participação das mulheres em toda a sociedade

Andrew Medichini / AP

O Papa Francisco pediu hoje que seja defendido e protegido, se necessário por meios legais, o direito das mulheres a participar em todas a áreas da sociedade.

O pontífice fez este discurso ao receber os participantes da assembleia plenária Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso que debateu o tema "o papel da mulher na educação para a fraternidade universal".

Na sua intervenção, o Papa disse que, infelizmente, a figura da mulher como educadora para a fraternidade universal não é reconhecida e que muitos dos males que afligem o mundo atingem as mulheres na sua dignidade e no seu papel.

Jorge Bergoglio defendeu, assim, uma aposta em oportunidades para uma presença feminina mais incisiva em todos os campos.

"Quando as mulheres têm a possibilidade de transmitir os seus dons à comunidade, a sociedade fica transformada de forma positiva", explicou, adiantando que o aumento da presença das mulheres é um processo benéfico na vida social, económica e política local, nacional e internacional assim como ao nível eclesiástico.

Relativamente ao diálogo inter-religioso, o Papa refere que as mulheres o assumem muito mais que os homens e de forma completa.

O Papa advertiu que a contribuição das mulheres não tem que se limitar "a argumentos femininos" e a "encontros só de mulheres" porque, defende, "o diálogo é um caminho que mulheres e homens devem percorrer juntos".

Francisco também lamentou o facto de as mulheres e crianças serem vítimas cada vez mais frequentes "da violência cega" que as impede de se desenvolverem, juntamente com o homem, na sua missão educadora de forma serena e eficaz.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.