sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede defesa do direito de participação das mulheres em toda a sociedade

Andrew Medichini / AP

O Papa Francisco pediu hoje que seja defendido e protegido, se necessário por meios legais, o direito das mulheres a participar em todas a áreas da sociedade.

O pontífice fez este discurso ao receber os participantes da assembleia plenária Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso que debateu o tema "o papel da mulher na educação para a fraternidade universal".

Na sua intervenção, o Papa disse que, infelizmente, a figura da mulher como educadora para a fraternidade universal não é reconhecida e que muitos dos males que afligem o mundo atingem as mulheres na sua dignidade e no seu papel.

Jorge Bergoglio defendeu, assim, uma aposta em oportunidades para uma presença feminina mais incisiva em todos os campos.

"Quando as mulheres têm a possibilidade de transmitir os seus dons à comunidade, a sociedade fica transformada de forma positiva", explicou, adiantando que o aumento da presença das mulheres é um processo benéfico na vida social, económica e política local, nacional e internacional assim como ao nível eclesiástico.

Relativamente ao diálogo inter-religioso, o Papa refere que as mulheres o assumem muito mais que os homens e de forma completa.

O Papa advertiu que a contribuição das mulheres não tem que se limitar "a argumentos femininos" e a "encontros só de mulheres" porque, defende, "o diálogo é um caminho que mulheres e homens devem percorrer juntos".

Francisco também lamentou o facto de as mulheres e crianças serem vítimas cada vez mais frequentes "da violência cega" que as impede de se desenvolverem, juntamente com o homem, na sua missão educadora de forma serena e eficaz.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.