sicnot

Perfil

Mundo

Theresa May fecha acordo com unionistas da Irlanda do Norte para formar governo

Em atualização

Hannah Mckay

A primeira-ministra britânica conseguiu um acordo com o Partido Democrático Unionista, da Irlanda do Norte, para formar governo, após ter perdido a maioria absoluta nas eleições de ontem, avançam vários media. Theresa May vai hoje ao Palácio de Buckingham para apresentar essa solução à rainha.

Última atualização às 10:47

O encontro entre a líder do Partido Conservador e Isabel II está previsto para as 12h30. May vai pedir autorização à rainha para formar governo, mesmo sem ter maioria absoluta, segundo fonte do gabinete.

O Partido Conservador ficou com 318 assentos no Parlamento britânico, perdendo 12 lugares. O Partido Democrático Unionista conquistou 10 assentos e juntos fazem 328, mais dois que os necessários para assegura a maioria.

Declarados 649 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns, os "Tories" elegeram 318, menos oito do que os necessários para uma maioria absoluta e menos 12 do que antes das eleições. O Partido Trabalhista adicionou 29 aos que possuía, somando 261 deputados.

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, tinha apelado à demissão de Theresa May e desafiou a primeira-ministra conservadora a dar lugar a um governo trabalhista.

O Partido Nacionalista Escocês conquistou 35 lugares, os Liberais Democratas 12 (+4), o Partido Democrático Unionista (Irlanda do Norte) 10 (+2), o Sinn Féin sete (+3), os nacionalistas galeses do Plaid Cymru quatro (+1), os Verdes um e foi eleito um independente na Irlanda do Norte.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.