sicnot

Perfil

Mundo

EUA estão comprometidos com defesa comum dos aliados na NATO

Jonathan Ernst

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou, na sexta-feira, que os Estados Unidos estão comprometidos com a defesa comum dos membros da NATO.

"Comprometo os Estados Unidos com o Artigo 5.º", disse Trump aos jornalistas durante uma conferência por ocasião da visita do presidente da Roménia, Klaus Iohannis.


Este artigo no Tratado da NATO diz que o ataque a um membro é um ataque a todos os membros e obriga os aliados a defender esse país.


"Certamente estamos lá para proteger e é uma das razões por que quero que as pessoas percebam que teremos uma grande, grande força, pagando o dinheiro necessário para ter essa força. Mas sim, absolutamente, estarei comprometido com o Artigo 5.º", declarou.


No mesmo passado, os países europeus e outros Estados manifestaram preocupação quando Trump não mencionou a cláusula num discurso na sede da NATO em Bruxelas.


Nesse discurso, Trump instou os aliados a estarem dispostos a gastar dois por cento do Produto Interno Bruto em defesa até 2024, mas não mencionou especificamente o artigo o Artigo 5.º, que apenas foi invocado uma vez após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.


A Casa Branca confirmou posteriormente o compromisso num comunicado anunciando que Trump vai visitar a Polónia no próximo mês.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.