sicnot

Perfil

Mundo

Merkel diz ser vital punir responsáveis por desaparecimentos no México

Henry Romero

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou na sexta-feira de "importância vital" punir os responsáveis pelos desaparecimentos no México e que haja liberdade de imprensa e proteção para os jornalistas, duas áreas em que se comprometeu ajudar.

Numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, realizada no Palácio Nacional, Merkel destacou a necessidade de se "encontrar e castigar os culpados" pelos milhares de desaparecimentos no México.

Por isso, a Alemanha coopera com a procuradoria-geral da República e associações de vítimas, sublinhou, no início de uma visita oficial ao México, a segunda desde 2008.Merkel também destacou a importância da liberdade de imprensa e de garantir a proteção dos jornalistas, saudando os esforços do México e prometendo ajudar nessa matéria.

Desde o início do ano foram assassinados pelo menos sete jornalistas no México, um dos países mais perigosos do mundo para o exercício da profissão, havendo um outro, Salvador Adame, que foi dado como desaparecido em meados do mês passado no estado de Michoacán.Segundo dados oficiais, há atualmente no México mais de 30 mil pessoas que se encontram em paradeiro desconhecido.

Lusa

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".