sicnot

Perfil

Mundo

Merkel diz ser vital punir responsáveis por desaparecimentos no México

Henry Romero

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou na sexta-feira de "importância vital" punir os responsáveis pelos desaparecimentos no México e que haja liberdade de imprensa e proteção para os jornalistas, duas áreas em que se comprometeu ajudar.

Numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, realizada no Palácio Nacional, Merkel destacou a necessidade de se "encontrar e castigar os culpados" pelos milhares de desaparecimentos no México.

Por isso, a Alemanha coopera com a procuradoria-geral da República e associações de vítimas, sublinhou, no início de uma visita oficial ao México, a segunda desde 2008.Merkel também destacou a importância da liberdade de imprensa e de garantir a proteção dos jornalistas, saudando os esforços do México e prometendo ajudar nessa matéria.

Desde o início do ano foram assassinados pelo menos sete jornalistas no México, um dos países mais perigosos do mundo para o exercício da profissão, havendo um outro, Salvador Adame, que foi dado como desaparecido em meados do mês passado no estado de Michoacán.Segundo dados oficiais, há atualmente no México mais de 30 mil pessoas que se encontram em paradeiro desconhecido.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.