sicnot

Perfil

Mundo

Aterragem de emergência em Colónia por conversa suspeita a bordo

Um avião da Easyjet que fazia a rota entre Liubliana, a capital eslovena, e Londres, aterrou de emergência, no sábado, no aeroporto alemão de Colónia-Bona, depois de vários passageiros alertarem que três homens mantinham uma conversa de "conteúdo terrorista".

Em comunicado, emitido esta madrugada, o Ministério Público e a Polícia de Colónia informaram que, após a aterragem, os três homens foram detidos e os sapadores detonaram, de forma controlada, uma das suas mochilas, que está a ser analisada.

Segundo o relato das autoridades, os passageiros alertaram a tripulação sobre a conversa suspeita e o capitão decidiu alterar a rota e aterrar no aeroporto alemão, onde se estabeleceu uma área de segurança.

Os três suspeitos foram detidos por agentes da polícia federal e transportados para serem interrogados, no âmbito de uma investigação por "suspeita de preparar um delito grave contra a segurança de Estado".

Após inspecionarem a mochila de um deles, decidiram detoná-la de forma controlada fora do avião, que foi revistado pela polícia com cães treinados para deteção de explosivos.

Os cerca de 150 passageiros que seguiam a bordo foram retirados do interior, enquanto vários aviões que deveriam aterrar naquele aeroporto eram obrigados a desviar a rota.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22