sicnot

Perfil

Mundo

Merkel felicita Macron pelo "grande sucesso" do seu partido

A chaceler alemã, Angela Merkel, felicitou este domingo o Presidente francês, Emmanuel Macron, pelo "grande sucesso" do seu partido na primeira volta das eleições legislativas e considerou que o resultado é "um voto forte a favor das reformas".

A mensagem de Merkel foi colocada pelo seu porta-voz, Steffen Seibert, na sua conta oficial na rede social Twitter.

De acordo com projeções avançadas pela agência noticiosa francesa AFP, o partido centrista A República em Marcha! (de Macron) ganhou com larga maioria a primeira volta das legislativas, ao obter entre 32,2 e 32,9% dos votos.

As mesmas projeções indicam que o partido Os Republicanos (direita) conseguiu entre 20,9 e 21,5%, a Frente Nacional (extrema-direita) entre 13,1 e 14%, a França Insubmissa (esquerda) 11% e o Partido Socialista entre 9 e 10,2%.

A segunda volta das legislativas francesas realiza-se a 18 de junho.

Lusa

  • "A França está de volta"

    Mundo

    O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, afirmou este domingo que "a França está de volta", numa reação à vitória, com larga maioria, do partido do Presidente Emmanuel Macron na primeira volta das eleições legislativas.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.