sicnot

Perfil

Mundo

Merkel felicita Macron pelo "grande sucesso" do seu partido

A chaceler alemã, Angela Merkel, felicitou este domingo o Presidente francês, Emmanuel Macron, pelo "grande sucesso" do seu partido na primeira volta das eleições legislativas e considerou que o resultado é "um voto forte a favor das reformas".

A mensagem de Merkel foi colocada pelo seu porta-voz, Steffen Seibert, na sua conta oficial na rede social Twitter.

De acordo com projeções avançadas pela agência noticiosa francesa AFP, o partido centrista A República em Marcha! (de Macron) ganhou com larga maioria a primeira volta das legislativas, ao obter entre 32,2 e 32,9% dos votos.

As mesmas projeções indicam que o partido Os Republicanos (direita) conseguiu entre 20,9 e 21,5%, a Frente Nacional (extrema-direita) entre 13,1 e 14%, a França Insubmissa (esquerda) 11% e o Partido Socialista entre 9 e 10,2%.

A segunda volta das legislativas francesas realiza-se a 18 de junho.

Lusa

  • "A França está de volta"

    Mundo

    O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, afirmou este domingo que "a França está de volta", numa reação à vitória, com larga maioria, do partido do Presidente Emmanuel Macron na primeira volta das eleições legislativas.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".