sicnot

Perfil

Mundo

Projeções dão vitória ao partido de Macron nas legislativas francesas

As projeções à boca das urnas, avançadas pelos media franceses, dão a vitória ao movimento República em Marcha, do recém-eleito Presidente, Emmanuel Macron, na primeira volta das eleições legislativas deste domingo. A abstenção foi a maior dos últimos 59 anos.

Christian Hartmann

Segundo as projeções da televisão francesa BFMTV, o República em Marcha, de Macron, obteve 32,7% dos votos e vai alcançar entre 415 e 455 deputados, muito mais que os 289 necessários para a maioria absoluta na Assembleia Nacional.

No segundo lugar surgem os Republicanos, com 21,4% dos votos, seguidos pela Frente Nacional, com 13,1%.

O Partido Socialista, com os radicais de Esquerda, não consegue melhor que um quinto lugar, com 9% dos votos dos franceses.

A abstenção situou-se nos 50,5% e foi a maior desde as legislativas de 1958.

A segunda volta realiza-se no próximo domingo.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.