sicnot

Perfil

Mundo

Desenvolvimento económico em África discutido na cimeira do G20

Axel Schmidt

O desenvolvimento económico em África está pela primeira vez na agenda das principais economias mundiais, que estão reunidas em Berlim.

Vários líderes africanos foram hoje recebidos pela chanceler alemã para participarem na conferência do G20 sobre o continente africano.

A Alemanha detém este ano a presidência do G20.

Os encontros desta segunda-feira e terça-feira antecipam a cimeira do próximo mês em Hamburgo.

Hoje, no discurso de abertura, Angela Merkel afirmou que só depois de investir na segurança e no combate ao terrorismo é que será possível criar desenvolvimentos em África.

A chanceler alemã acredita que essa aposta vai permitir reduzir os movimentos migratórios para a Europa.

O governo alemão anunciou por isso, uma ajuda adicional de 300 milhões de euros para a Tunísia, a Costa do Marfim e o Gana, países que têm vindo a demonstrar trabalho no combate à corrupção.

  • Emissão de gases de efeito de estufa aumentou na UE em 2015

    Mundo

    A emissão de gases de efeito de estufa aumentou 0,5% na União Europeia em 2015, em comparação com o ano anterior. Na origem deste aumento está, principalmente, a poluição causada pelos transportes rodoviários. A conclusão é de um relatório da Agência Europeia do Ambiente.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC