sicnot

Perfil

Mundo

Desenvolvimento económico em África discutido na cimeira do G20

Axel Schmidt

O desenvolvimento económico em África está pela primeira vez na agenda das principais economias mundiais, que estão reunidas em Berlim.

Vários líderes africanos foram hoje recebidos pela chanceler alemã para participarem na conferência do G20 sobre o continente africano.

A Alemanha detém este ano a presidência do G20.

Os encontros desta segunda-feira e terça-feira antecipam a cimeira do próximo mês em Hamburgo.

Hoje, no discurso de abertura, Angela Merkel afirmou que só depois de investir na segurança e no combate ao terrorismo é que será possível criar desenvolvimentos em África.

A chanceler alemã acredita que essa aposta vai permitir reduzir os movimentos migratórios para a Europa.

O governo alemão anunciou por isso, uma ajuda adicional de 300 milhões de euros para a Tunísia, a Costa do Marfim e o Gana, países que têm vindo a demonstrar trabalho no combate à corrupção.

  • Emissão de gases de efeito de estufa aumentou na UE em 2015

    Mundo

    A emissão de gases de efeito de estufa aumentou 0,5% na União Europeia em 2015, em comparação com o ano anterior. Na origem deste aumento está, principalmente, a poluição causada pelos transportes rodoviários. A conclusão é de um relatório da Agência Europeia do Ambiente.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.