sicnot

Perfil

Mundo

Desenvolvimento económico em África discutido na cimeira do G20

Axel Schmidt

O desenvolvimento económico em África está pela primeira vez na agenda das principais economias mundiais, que estão reunidas em Berlim.

Vários líderes africanos foram hoje recebidos pela chanceler alemã para participarem na conferência do G20 sobre o continente africano.

A Alemanha detém este ano a presidência do G20.

Os encontros desta segunda-feira e terça-feira antecipam a cimeira do próximo mês em Hamburgo.

Hoje, no discurso de abertura, Angela Merkel afirmou que só depois de investir na segurança e no combate ao terrorismo é que será possível criar desenvolvimentos em África.

A chanceler alemã acredita que essa aposta vai permitir reduzir os movimentos migratórios para a Europa.

O governo alemão anunciou por isso, uma ajuda adicional de 300 milhões de euros para a Tunísia, a Costa do Marfim e o Gana, países que têm vindo a demonstrar trabalho no combate à corrupção.

  • Emissão de gases de efeito de estufa aumentou na UE em 2015

    Mundo

    A emissão de gases de efeito de estufa aumentou 0,5% na União Europeia em 2015, em comparação com o ano anterior. Na origem deste aumento está, principalmente, a poluição causada pelos transportes rodoviários. A conclusão é de um relatório da Agência Europeia do Ambiente.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35