sicnot

Perfil

Mundo

Isolar o Qatar "é desumano e contra o Islão", diz Presidente turco Erdogan

Umit Bektas / Reuters

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, classificou hoje como "desumanas" e "contrárias ao Islão" as sanções impostas a Doha pelos seus vizinhos do Golfo, acrescentando que terá contactos com os líderes de França e do Qatar.

"A medida para isolar um país em todas as áreas (...) é desumana, contrária aos valores do islão", disse Erdogan, num discurso transmitido pela televisão.
O Qatar é um país contra o qual "a pena de morte foi de alguma forma aprovada", afirmou, acrescentando que ainda hoje terá uma conversa telefónica por videoconferência com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o emir do Qatar, xeque Tamim ben Hamad Al-Thani.
Pouco antes, o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Cavusoglu, tinha afirmado que Erdogan iria discutir "nos próximos dias" a situação do Qatar com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Desde 05 de junho que o Golfo está mergulhado numa grave crise diplomática que irrompeu quando a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, países vizinhos do Qatar, mas também o Egito e o Iémen romperam relações diplomáticas com Doha, que acusam de apoiar o terrorismo.
Os três países do Golfo também fecharam as suas fronteiras terrestres e marítimas com o pequeno emirado e impuseram sérias restrições à companhia aérea nacional.
A Turquia mantém ligações estreitas com o Qatar, com o qual tem relações comerciais importantes.
Desde o início da crise que Erdogan se assumiu como o principal defensor de Doha, rejeitando as acusações de apoio ao terrorismo pelo Qatar.
"O Qatar é o país que, com a Turquia, adota a atitude mais firme face ao Daesh (sigla em árabe para o grupo terrorista do Estado Islâmico). Parem com este jogo de demagogos", disse Erdogan.
Mas, se por um lado defende o Qatar, por outro Erdogan é cauteloso e evita criticar frontalmente a poderosa monarquia saudita, com a qual a Turquia está a tentar aprofundar as suas relações.
"O rei saudita deve resolver esta questão e mostrar a sua liderança", disse Erdogan.

Lusa

  • Qatar aceita mediação do Kuwait para pôr fim à crise no Golfo
    1:41

    Mundo

    O Qatar diz-se disponível para aceitar a mediação do Kuwait no conflito que opõe este país do Golfo Pérsico a quatro países árabes. De visita à Europa, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar sublinhou a importância de encontrar rapidamente uma solução diplomática para a crise.

  • Qatar inicia abastecimento por via marítima a partir de Omã

    Economia

    Doha anunciou hoje o início do abastecimento por via marítima entre o Qatar e Omã para contornar os bloqueios marítimos decretados pelos países do Golfo na sequência da crise diplomática. As autoridades portuárias do Qatar difundiram hoje imagens que mostram um navio porta-contentores a descarregar mercadorias que foram embarcadas no porto de Shoar, Omã.

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28