sicnot

Perfil

Mundo

Isolar o Qatar "é desumano e contra o Islão", diz Presidente turco Erdogan

Umit Bektas / Reuters

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, classificou hoje como "desumanas" e "contrárias ao Islão" as sanções impostas a Doha pelos seus vizinhos do Golfo, acrescentando que terá contactos com os líderes de França e do Qatar.

"A medida para isolar um país em todas as áreas (...) é desumana, contrária aos valores do islão", disse Erdogan, num discurso transmitido pela televisão.
O Qatar é um país contra o qual "a pena de morte foi de alguma forma aprovada", afirmou, acrescentando que ainda hoje terá uma conversa telefónica por videoconferência com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o emir do Qatar, xeque Tamim ben Hamad Al-Thani.
Pouco antes, o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Cavusoglu, tinha afirmado que Erdogan iria discutir "nos próximos dias" a situação do Qatar com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Desde 05 de junho que o Golfo está mergulhado numa grave crise diplomática que irrompeu quando a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, países vizinhos do Qatar, mas também o Egito e o Iémen romperam relações diplomáticas com Doha, que acusam de apoiar o terrorismo.
Os três países do Golfo também fecharam as suas fronteiras terrestres e marítimas com o pequeno emirado e impuseram sérias restrições à companhia aérea nacional.
A Turquia mantém ligações estreitas com o Qatar, com o qual tem relações comerciais importantes.
Desde o início da crise que Erdogan se assumiu como o principal defensor de Doha, rejeitando as acusações de apoio ao terrorismo pelo Qatar.
"O Qatar é o país que, com a Turquia, adota a atitude mais firme face ao Daesh (sigla em árabe para o grupo terrorista do Estado Islâmico). Parem com este jogo de demagogos", disse Erdogan.
Mas, se por um lado defende o Qatar, por outro Erdogan é cauteloso e evita criticar frontalmente a poderosa monarquia saudita, com a qual a Turquia está a tentar aprofundar as suas relações.
"O rei saudita deve resolver esta questão e mostrar a sua liderança", disse Erdogan.

Lusa

  • Qatar aceita mediação do Kuwait para pôr fim à crise no Golfo
    1:41

    Mundo

    O Qatar diz-se disponível para aceitar a mediação do Kuwait no conflito que opõe este país do Golfo Pérsico a quatro países árabes. De visita à Europa, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar sublinhou a importância de encontrar rapidamente uma solução diplomática para a crise.

  • Qatar inicia abastecimento por via marítima a partir de Omã

    Economia

    Doha anunciou hoje o início do abastecimento por via marítima entre o Qatar e Omã para contornar os bloqueios marítimos decretados pelos países do Golfo na sequência da crise diplomática. As autoridades portuárias do Qatar difundiram hoje imagens que mostram um navio porta-contentores a descarregar mercadorias que foram embarcadas no porto de Shoar, Omã.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.