sicnot

Perfil

Mundo

Qatar aceita mediação do Kuwait para pôr fim à crise no Golfo

Qatar aceita mediação do Kuwait para pôr fim à crise no Golfo

O Qatar diz-se disponível para aceitar a mediação do Kuwait no conflito que opõe este país do Golfo Pérsico a quatro países árabes. De visita à Europa, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar sublinhou a importância de encontrar rapidamente uma solução diplomática para a crise.

  • Qatar inicia abastecimento por via marítima a partir de Omã

    Economia

    Doha anunciou hoje o início do abastecimento por via marítima entre o Qatar e Omã para contornar os bloqueios marítimos decretados pelos países do Golfo na sequência da crise diplomática. As autoridades portuárias do Qatar difundiram hoje imagens que mostram um navio porta-contentores a descarregar mercadorias que foram embarcadas no porto de Shoar, Omã.

  • Porquê o Qatar?

    Mundo

    Seis países árabes cortaram relações diplomáticas com o Qatar, acusando o emirado de desestabilizar a região e de apoiar o terrorismo. A acusação não é nova, mas o Qatar rejeita-a e denuncia uma "campanha difamatória" contra o país.

  • EUA pedem alívio do bloqueio contra o Qatar
    0:52

    Mundo

    Os Estados Unidos acreditam numa melhoria de relações entre o Qatar e os países do Golfo que recentemente protagonizaram a rutura de relações diplomáticas. Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, diz mesmo que os norte-americanos pediram um alívio do bloqueio contra o Qatar. 

  • Qatar recusa interferências na sua política externa

    Mundo

    O Qatar recusa qualquer interferência estrangeira na sua política externa, afirmou esta quinta-feira o chefe da diplomacia de Doha numa entrevista à agência France-Presse a propósito da crise diplomática que opõe o país à Arábia Saudita e seus aliados.

  • A estreia de Centeno como líder do Eurogrupo
    1:56
  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".