sicnot

Perfil

Mundo

Qatar aceita mediação do Kuwait para pôr fim à crise no Golfo

Qatar aceita mediação do Kuwait para pôr fim à crise no Golfo

O Qatar diz-se disponível para aceitar a mediação do Kuwait no conflito que opõe este país do Golfo Pérsico a quatro países árabes. De visita à Europa, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar sublinhou a importância de encontrar rapidamente uma solução diplomática para a crise.

  • Qatar inicia abastecimento por via marítima a partir de Omã

    Economia

    Doha anunciou hoje o início do abastecimento por via marítima entre o Qatar e Omã para contornar os bloqueios marítimos decretados pelos países do Golfo na sequência da crise diplomática. As autoridades portuárias do Qatar difundiram hoje imagens que mostram um navio porta-contentores a descarregar mercadorias que foram embarcadas no porto de Shoar, Omã.

  • Porquê o Qatar?

    Mundo

    Seis países árabes cortaram relações diplomáticas com o Qatar, acusando o emirado de desestabilizar a região e de apoiar o terrorismo. A acusação não é nova, mas o Qatar rejeita-a e denuncia uma "campanha difamatória" contra o país.

  • EUA pedem alívio do bloqueio contra o Qatar
    0:52

    Mundo

    Os Estados Unidos acreditam numa melhoria de relações entre o Qatar e os países do Golfo que recentemente protagonizaram a rutura de relações diplomáticas. Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, diz mesmo que os norte-americanos pediram um alívio do bloqueio contra o Qatar. 

  • Qatar recusa interferências na sua política externa

    Mundo

    O Qatar recusa qualquer interferência estrangeira na sua política externa, afirmou esta quinta-feira o chefe da diplomacia de Doha numa entrevista à agência France-Presse a propósito da crise diplomática que opõe o país à Arábia Saudita e seus aliados.

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.