sicnot

Perfil

Mundo

Turquia anuncia preparativos para enviar tropas para o Qatar

A Turquia anunciou esta terça-feira que enviou três peritos militares para o Qatar para avaliar e coordenar os preparativos para o envio de tropas para aquele país do Médio Oriente, no seguimento do bloqueio de países vizinhos.

De acordo com um comunicado hoje citado pela AP, os militares turcos seguiram na segunda-feira para o Qatar para estudar e coordenar os preparativos para o envio das tropas, num número não especificado.

As Forças Armadas da Turquia disseram que estas visitas militares são frequentes desde 2015 e lembraram que a Turquia e o Qatar têm desenvolvido laços de proximidade ao longo dos anos e chegaram a um acordo em 2014 para implantar uma base militar turca no Qatar.

Num sinal de apoio ao Qatar, o Parlamento turco e o Presidente aprovaram rapidamente legislação para aumentar a cooperação militar na última semana, que prevê o treino militar e o destacamento de tropas.

Desde 05 de junho que o Golfo está mergulhado numa grave crise diplomática que irrompeu quando a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, países vizinhos do Qatar, mas também o Egito e o Iémen, romperam relações diplomáticas com Doha, que acusam de apoiar o terrorismo.

Os três países do Golfo também fecharam as suas fronteiras terrestres e marítimas com o pequeno emirado e impuseram sérias restrições à companhia aérea nacional.

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.