sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 200 democratas processam Trump por receber pagamentos do estrangeiro

Carlos Barria

Quase 200 senadores e representantes democratas norte-americanos moveram uma ação judicial contra Donald Trump, alegando que o Presidente violou a chamada cláusula dos emolumentos da Constituição ao receber dinheiro do estrangeiro, devido aos seus negócios.

A ação judicial vai dar hoje entrada no tribunal, segundo os deputados, que argumentam ter legitimidade para processar o Presidente, já que a cláusula indica que apenas o Congresso pode aprovar pagamentos e presentes do estrangeiro.

Apesar de Trump ter cedido controlo da sua empresa aos seus filhos, Donald Jr. e Eric, não se afastou totalmente, o que significa que pode beneficiar financeiramente dos lucros da Organização Trump, incluindo os gerados por governos estrangeiros.

Desde que Trump se tornou Presidente, as suas empresas asseguraram dezenas de patentes potencialmente valiosas, incluindo na China, recebendo taxas de 'lobistas' que trabalham para a Arábia Saudita e outros países e usam as suas propriedades.

A ação judicial, a terceira deste tipo, indica que a verdadeira dimensão dos pagamentos feitos à Organização Trump não pode ser conhecida, porque o Presidente não tornou pública a sua declaração de impostos.

No início da semana, dois procuradores-gerais apresentaram uma ação semelhante.

Lusa

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.