sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 200 democratas processam Trump por receber pagamentos do estrangeiro

Carlos Barria

Quase 200 senadores e representantes democratas norte-americanos moveram uma ação judicial contra Donald Trump, alegando que o Presidente violou a chamada cláusula dos emolumentos da Constituição ao receber dinheiro do estrangeiro, devido aos seus negócios.

A ação judicial vai dar hoje entrada no tribunal, segundo os deputados, que argumentam ter legitimidade para processar o Presidente, já que a cláusula indica que apenas o Congresso pode aprovar pagamentos e presentes do estrangeiro.

Apesar de Trump ter cedido controlo da sua empresa aos seus filhos, Donald Jr. e Eric, não se afastou totalmente, o que significa que pode beneficiar financeiramente dos lucros da Organização Trump, incluindo os gerados por governos estrangeiros.

Desde que Trump se tornou Presidente, as suas empresas asseguraram dezenas de patentes potencialmente valiosas, incluindo na China, recebendo taxas de 'lobistas' que trabalham para a Arábia Saudita e outros países e usam as suas propriedades.

A ação judicial, a terceira deste tipo, indica que a verdadeira dimensão dos pagamentos feitos à Organização Trump não pode ser conhecida, porque o Presidente não tornou pública a sua declaração de impostos.

No início da semana, dois procuradores-gerais apresentaram uma ação semelhante.

Lusa

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.