sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 200 democratas processam Trump por receber pagamentos do estrangeiro

Carlos Barria

Quase 200 senadores e representantes democratas norte-americanos moveram uma ação judicial contra Donald Trump, alegando que o Presidente violou a chamada cláusula dos emolumentos da Constituição ao receber dinheiro do estrangeiro, devido aos seus negócios.

A ação judicial vai dar hoje entrada no tribunal, segundo os deputados, que argumentam ter legitimidade para processar o Presidente, já que a cláusula indica que apenas o Congresso pode aprovar pagamentos e presentes do estrangeiro.

Apesar de Trump ter cedido controlo da sua empresa aos seus filhos, Donald Jr. e Eric, não se afastou totalmente, o que significa que pode beneficiar financeiramente dos lucros da Organização Trump, incluindo os gerados por governos estrangeiros.

Desde que Trump se tornou Presidente, as suas empresas asseguraram dezenas de patentes potencialmente valiosas, incluindo na China, recebendo taxas de 'lobistas' que trabalham para a Arábia Saudita e outros países e usam as suas propriedades.

A ação judicial, a terceira deste tipo, indica que a verdadeira dimensão dos pagamentos feitos à Organização Trump não pode ser conhecida, porque o Presidente não tornou pública a sua declaração de impostos.

No início da semana, dois procuradores-gerais apresentaram uma ação semelhante.

Lusa

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.