sicnot

Perfil

Mundo

Incêndios no Novo México obrigam à deslocação de 200 pessoas

Eric Draper

Os incêndios que lavram no estado norte-americano Novo México obrigaram à deslocação de 200 pessoas, na quinta-feira, e levaram a governadora a ativar o centro de operações para cenários de emergência.

As chamas estão a alastrar-se na zona de Jemez Mountains.

A porta-voz do departamento florestal nacional de Santa Fé, Julie Ann Overton, indicou que o fogo estava a 32 quilómetros de Los Alamos, porém áreas queimadas por anteriores incêndios podem impedir ou atrasar a chegada à cidade.

Cerca de 100 bombeiros, apoiados por meios aéreos, estão a tentar impedir as chamas de chegarem a 300 estruturas em risco.

A governadora Susana Martinez ativou o centro de operações para situações de emergência de modo a ajudar na coordenação da resposta ao incêndio.

"As pessoas de Novo México sabem melhor que ninguém o quão devastadores estes incêndios podem ser. Ao enfrentarmos juntos a época de incêndios deste ano, alertamos toda a gente para que estejam cientes da segurança e preparados", afirmou Martinez em comunicado.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC