sicnot

Perfil

Mundo

Incêndios no Novo México obrigam à deslocação de 200 pessoas

Eric Draper

Os incêndios que lavram no estado norte-americano Novo México obrigaram à deslocação de 200 pessoas, na quinta-feira, e levaram a governadora a ativar o centro de operações para cenários de emergência.

As chamas estão a alastrar-se na zona de Jemez Mountains.

A porta-voz do departamento florestal nacional de Santa Fé, Julie Ann Overton, indicou que o fogo estava a 32 quilómetros de Los Alamos, porém áreas queimadas por anteriores incêndios podem impedir ou atrasar a chegada à cidade.

Cerca de 100 bombeiros, apoiados por meios aéreos, estão a tentar impedir as chamas de chegarem a 300 estruturas em risco.

A governadora Susana Martinez ativou o centro de operações para situações de emergência de modo a ajudar na coordenação da resposta ao incêndio.

"As pessoas de Novo México sabem melhor que ninguém o quão devastadores estes incêndios podem ser. Ao enfrentarmos juntos a época de incêndios deste ano, alertamos toda a gente para que estejam cientes da segurança e preparados", afirmou Martinez em comunicado.

Lusa

  • Desde 2005 morreram 72 bombeiros mas ninguém sabe quantos ficaram feridos
    2:02

    Reportagem Especial

    "Vidas de Fogo" é a Reportagem Especial desta noite, sobre os bombeiros feridos em combate a incêndios florestais. Este ano, durante o período mais crítico dos fogos, vão estar no terreno quase 10.000 operacionais. Grande parte são bombeiros voluntários. Vamos contar cinco casos de bombeiros feridos em combate e tentar saber como se recupera de um acidente, como se vive depois de queimado e como se lida com a morte de colegas durante um fogo.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.