sicnot

Perfil

Mundo

Sondagens preveem 80% dos votos para Macron e recorde de abstenção

POOL New

O partido do novo Presidente da França, Emmanuel Macron, deverá vencer confortavelmente a segunda volta das eleições legislativas do próximo domingo, podendo atingir os 80% dos votos, segundo uma sondagem publicada hoje.

Segundo esta sondagem do instituto OpinionWay-Orpi, publicada pelos diários 'Les Echos' e 'Radio Classique', o movimento A República em Marcha conseguirá entre 440 a 470 dos 577 deputados existentes no Parlamento francês, incluindo 50 a 60 do partido aliado do ministro da Justiça.

A coligação de direita e do centro terá de se contentar com os 70 a 90 lugares, menos que os 215 que obteve na legislatura que terminou e que a colocou como o principal partido da oposição.

A derrota eleitoral será ainda mais pronunciada para os socialistas, que depois de governarem com 314 deputados durante a presidência de François Hollande, entre 2012 e 2017, passarão a ter entre 20 a 30 deputados, o que pode comprometer, inclusivamente, a capacidade de formarem um grupo parlamentar.

Outra sondagem publicada hoje, pela Odoxa, e citada pela agência de notícias espanhola Efe dá conta da possibilidade de se bater um recorde no nível de abstenção, que poderá chegar aos 53%, acima dos 51,29% registados na primeira volta, no último domingo.

Lusa

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.