sicnot

Perfil

Mundo

Sondagens preveem 80% dos votos para Macron e recorde de abstenção

POOL New

O partido do novo Presidente da França, Emmanuel Macron, deverá vencer confortavelmente a segunda volta das eleições legislativas do próximo domingo, podendo atingir os 80% dos votos, segundo uma sondagem publicada hoje.

Segundo esta sondagem do instituto OpinionWay-Orpi, publicada pelos diários 'Les Echos' e 'Radio Classique', o movimento A República em Marcha conseguirá entre 440 a 470 dos 577 deputados existentes no Parlamento francês, incluindo 50 a 60 do partido aliado do ministro da Justiça.

A coligação de direita e do centro terá de se contentar com os 70 a 90 lugares, menos que os 215 que obteve na legislatura que terminou e que a colocou como o principal partido da oposição.

A derrota eleitoral será ainda mais pronunciada para os socialistas, que depois de governarem com 314 deputados durante a presidência de François Hollande, entre 2012 e 2017, passarão a ter entre 20 a 30 deputados, o que pode comprometer, inclusivamente, a capacidade de formarem um grupo parlamentar.

Outra sondagem publicada hoje, pela Odoxa, e citada pela agência de notícias espanhola Efe dá conta da possibilidade de se bater um recorde no nível de abstenção, que poderá chegar aos 53%, acima dos 51,29% registados na primeira volta, no último domingo.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35