sicnot

Perfil

Mundo

Demitiram-se seis especialistas que aconselhavam Trump sobre luta contra a Sida

Joe Skipper

Seis membros de uma comissão oficialmente encarregada de aconselhar o Presidente norte-americano sobre a luta contra a Sida anunciaram este domingo ter apresentado a demissão devido ao "desinteresse" de Donald Trump na questão.

Os seis especialistas - Scott Schoettes, Lucy Bradley-Springer, Gina Brown, Ulysses Burley, Michelle Ogle e Grissel Granados - afirmam, numa carta publicada na revista Newsweek, que o Governo de Trump "não tem estratégia de luta contra a atual epidemia de HIV/Sida".

Segundo os signatários da carta, o executivo não solicita "qualquer informação" sobre o assunto junto dos elementos da comissão consultiva, cuja designação em inglês é Presidential Advisory Council on HIV/Aids e que pode contar com até 25 membros.

"O que é ainda mais preocupante - prosseguem - é que o Governo defende leis que vão prejudicar as pessoas infetadas com HIV e interromper ou fazer retroceder avanços importantes alcançados na luta contra a doença".

"Não podemos ignorar os muitos sinais enviados pelo Governo de Trump que evidenciam que ele não leva a sério a atual epidemia e as necessidades das pessoas infetadas com o HIV", acrescentaram.

Só 40% das pessoas que vivem com HIV nos Estados Unidos têm acesso a tratamentos indispensáveis para a sua sobrevivência, recordam os seis especialistas.

Lusa

  • Trump revê política de aproximação a Cuba iniciada por Obama
    3:05

    Mundo

    Donald Trump vai anunciar em breve a nova politica norte-americana em relação a Cuba. Entre as medidas poderão estar limitações de viagens de americanos a Cuba e a proibição de relações entre empresas americanas e instituições militares cubanas, de que dependem grande parte da economia de Cuba. Um recuo à aproximação feita por Barack Obama.

  • Trump diz estar a ser vítima de uma "caça às bruxas"
    1:23

    Mundo

    Donald Trump está a ser investigado por eventual obstrução à justiça no caso que investiga a alegada ingerência da Rússia nas eleições presidenciais em 2016.No Twitter, o Presidente norte-americano diz que está a ser vítima de uma caça às bruxas.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.