sicnot

Perfil

Mundo

Demitiram-se seis especialistas que aconselhavam Trump sobre luta contra a Sida

Joe Skipper

Seis membros de uma comissão oficialmente encarregada de aconselhar o Presidente norte-americano sobre a luta contra a Sida anunciaram este domingo ter apresentado a demissão devido ao "desinteresse" de Donald Trump na questão.

Os seis especialistas - Scott Schoettes, Lucy Bradley-Springer, Gina Brown, Ulysses Burley, Michelle Ogle e Grissel Granados - afirmam, numa carta publicada na revista Newsweek, que o Governo de Trump "não tem estratégia de luta contra a atual epidemia de HIV/Sida".

Segundo os signatários da carta, o executivo não solicita "qualquer informação" sobre o assunto junto dos elementos da comissão consultiva, cuja designação em inglês é Presidential Advisory Council on HIV/Aids e que pode contar com até 25 membros.

"O que é ainda mais preocupante - prosseguem - é que o Governo defende leis que vão prejudicar as pessoas infetadas com HIV e interromper ou fazer retroceder avanços importantes alcançados na luta contra a doença".

"Não podemos ignorar os muitos sinais enviados pelo Governo de Trump que evidenciam que ele não leva a sério a atual epidemia e as necessidades das pessoas infetadas com o HIV", acrescentaram.

Só 40% das pessoas que vivem com HIV nos Estados Unidos têm acesso a tratamentos indispensáveis para a sua sobrevivência, recordam os seis especialistas.

Lusa

  • Trump revê política de aproximação a Cuba iniciada por Obama
    3:05

    Mundo

    Donald Trump vai anunciar em breve a nova politica norte-americana em relação a Cuba. Entre as medidas poderão estar limitações de viagens de americanos a Cuba e a proibição de relações entre empresas americanas e instituições militares cubanas, de que dependem grande parte da economia de Cuba. Um recuo à aproximação feita por Barack Obama.

  • Trump diz estar a ser vítima de uma "caça às bruxas"
    1:23

    Mundo

    Donald Trump está a ser investigado por eventual obstrução à justiça no caso que investiga a alegada ingerência da Rússia nas eleições presidenciais em 2016.No Twitter, o Presidente norte-americano diz que está a ser vítima de uma caça às bruxas.

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.