sicnot

Perfil

Mundo

Demitiram-se seis especialistas que aconselhavam Trump sobre luta contra a Sida

Joe Skipper

Seis membros de uma comissão oficialmente encarregada de aconselhar o Presidente norte-americano sobre a luta contra a Sida anunciaram este domingo ter apresentado a demissão devido ao "desinteresse" de Donald Trump na questão.

Os seis especialistas - Scott Schoettes, Lucy Bradley-Springer, Gina Brown, Ulysses Burley, Michelle Ogle e Grissel Granados - afirmam, numa carta publicada na revista Newsweek, que o Governo de Trump "não tem estratégia de luta contra a atual epidemia de HIV/Sida".

Segundo os signatários da carta, o executivo não solicita "qualquer informação" sobre o assunto junto dos elementos da comissão consultiva, cuja designação em inglês é Presidential Advisory Council on HIV/Aids e que pode contar com até 25 membros.

"O que é ainda mais preocupante - prosseguem - é que o Governo defende leis que vão prejudicar as pessoas infetadas com HIV e interromper ou fazer retroceder avanços importantes alcançados na luta contra a doença".

"Não podemos ignorar os muitos sinais enviados pelo Governo de Trump que evidenciam que ele não leva a sério a atual epidemia e as necessidades das pessoas infetadas com o HIV", acrescentaram.

Só 40% das pessoas que vivem com HIV nos Estados Unidos têm acesso a tratamentos indispensáveis para a sua sobrevivência, recordam os seis especialistas.

Lusa

  • Trump revê política de aproximação a Cuba iniciada por Obama
    3:05

    Mundo

    Donald Trump vai anunciar em breve a nova politica norte-americana em relação a Cuba. Entre as medidas poderão estar limitações de viagens de americanos a Cuba e a proibição de relações entre empresas americanas e instituições militares cubanas, de que dependem grande parte da economia de Cuba. Um recuo à aproximação feita por Barack Obama.

  • Trump diz estar a ser vítima de uma "caça às bruxas"
    1:23

    Mundo

    Donald Trump está a ser investigado por eventual obstrução à justiça no caso que investiga a alegada ingerência da Rússia nas eleições presidenciais em 2016.No Twitter, o Presidente norte-americano diz que está a ser vítima de uma caça às bruxas.

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC