sicnot

Perfil

Mundo

Merkel felicita Macron pela sua "clara maioria parlamentar"

Fabrizio Bensch

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou o Presidente francês, Emmanuel Macron, pela sua "clara maioria parlamentar", na segunda volta das legislativas deste domingo, disse o seu porta-voz na plataforma de mensagens Twitter.

Angela Merkel disse também desejar que "prossiga a boa cooperação (entre Paris e Berlim) para a Alemanha, a França, a Europa", acrescentou o porta-voz, Steffen Seibert.

"Felicitações a Macron pela sua clara maioria parlamentar", disse Seibert na sua mensagem.

Também no Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, disse que o triunfo do movimento A República em Marcha, de Macron, "deixa o caminho livre para as reformas em França e na Europa".

Já na primeira volta das eleições legislativas, no último domingo, o Governo alemão havia expressado a sua satisfação com a vitória de Macron, assim como fez em maio, quando o Presidente francês venceu a candidata de extrema direita, Marine Le Pen, na segunda volta das Presidenciais.

O partido do Presidente francês, Emmanuel Macron, terá obtido hoje a maioria absoluta, entre 355 e 425 assentos, num total de 577, segundo as sondagens à boca da urna.

A abstenção atinge mais de 56%, um recorde para uma segunda volta das legislativas.

O partido de direita Os Republicanos terá obtido 97 a 130 lugares e o Partido Socialista entre 27 e 49, enquanto a extrema direita garantiu a eleição de quatro a oito deputados e a esquerda radical (França Insubmissa e Partido Comunista) um total de 10 a 30 assentos.

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.