sicnot

Perfil

Mundo

Identificado autor do atropelamento em Londres como Darren Osborne

FACUNDO ARRIZABALAGA

O suspeito detido pela polícia britânica após atropelar na madrugada desta segunda-feira fiéis que saiam da mesquita londrina de Finsbury Park foi identificado como Darren Osborne, de 47 anos, natural de Cardiff, País de Gales, noticiou a BBC.

O homem abalroou com uma furgoneta um grupo que se encontrava no passeio em frente ao templo religioso, no norte de Londres, fazendo um morto e dez feridos, dois deles com gravidade.

O suspeito, pai de quatro filhos, foi retido por diversas pessoas que se encontravam no local e detido pouco depois pela polícia, que está a tratar o caso como um atentado terrorista.

Em comunicado divulgado em seguida, a polícia precisou que o indivíduo é acusado de crimes relacionados com terrorismo: "Por ter cometido, preparado ou incitado a um ato de terrorismo, incluindo o homicídio ou tentativa de homicídio".

O comandante da policia de Londres referiu poucas horas depois do sucedido que o ataque junto à mesquita de Finsbury Park foi claramente um ataque contra muçulmanos.

Lusa

  • Theresa May condena ataque terrorista contra muçulmanos em Londres
    1:52

    Mundo

    O Governo britânico reuniu-se de emergência, esta manhã, depois de mais um ataque na capital, no domingo. Um morto e dez feridos resultaram do ataque junto a uma mesquita na zona norte de Londres, vítimas de atropelamento com uma carrinha. A polícia deteve o condutor do veículo e o Governo já disse que o acontecimento foi um ato terrorista.

  • Homem detido na sequência do ataque em Londres

    Mundo

    Em Londres, um atropelamento à porta de uma mesquita fez, pelo menos, um morto e uma dezena de feridos num ataque que está a ser tratado, pelo Governo, como um potencial atentado terrorista. Uma pessoa já foi detida na sequência do incidente que ocorreu durante a madrugada e que, segundo o Conselho Muçulmano Britânico vitimou não uma, mas três pessoas.

  • Novo atropelamento em Londres tratado como potencial ataque terrorista
    0:41

    Mundo

    Foi a própria primeira-ministra britânica, Theresa May, que confirmou que o atropelamento mortal desta madrugada perto de uma mesquita no norte de Londres está a ser tratado pela polícia como um "potencial ataque terrorista". O condutor da viatura já foi detido mas testemunhas garantem que na carrinha seguiam mais duas pessoas, que conseguiram fugir.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.