sicnot

Perfil

Mundo

Ministra da Defesa francesa demite-se devido a polémica de empregos fictícios

Charles Platiau

A ministra da Defesa francesa, Sylvie Goulard, renunciou hoje ao cargo para poder "demonstrar livremente" a sua "boa-fé" num inquérito, em curso, sobre suspeitas de alegados casos de criação de empregos fictícios.

"Desejo estar em condições para demonstrar a minha boa-fé", explicou a ministra centrista num comunicado, evocando o inquérito que está a ser feito ao partido MoDem, a que pertence, sobre a criação de eventuais empregos fictícios para funções de assistentes no Parlamento Europeu (PE).

Na segunda-feira, o Eliseu anunciou uma "remodelação técnica" no Governo após as eleições legislativas de domingo, que deram uma maioria clara ao partido do Presidente Emmanuel Macron.

Presidente "decidiu restaurar a confiança na ação pública, reformar a França e relançar a Europa", lê-se hoje num comunicado da ministra da Defesa francesa, uma centrista eleita eurodeputada em 2009 e reeleita em 2014.

A 09 deste mês foi aberto um inquérito preliminar para averiguar se o partido pagou o salário de empregados do MoDem em França, tendo assinado contratos de trabalho como assistentes parlamentares europeus.

Na semana passada, o líder do MoDem, François Bayrou, que chegou a ministro da Justiça a 17 de maio último, negou as suspeitas.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27