sicnot

Perfil

Mundo

Amigo e ex-assessor de Trump vai testemunhar no Congresso sobre alegada ingerência russa

Carlos Barria/ Reuters

Um amigo e ex-conselheiro de campanha do Presidente norte-americano vai testemunhar, em julho, no Congresso dos Estados Unidos sobre a alegada ingerência russa nas presidenciais e eventuais ligações do Kremlin à equipa de Donald Trump. Roger Stone vai comparecer a 24 de julho diante do Comité dos Serviços de Inteligência do Senado, numa audição à porta fechada, de acordo com um comunicado do advogado de Stone.

Roger Stone tem vindo a colaborar com os membros do comité e do Senado que lhe solicitaram documentos da campanha presidencial de Trump, no âmbito das investigações à alegada ingerência russa nas presidenciais norte-americanas, indicou o advogado.Stone negou, por várias vezes, ter mantido contactos com os russos para tentar interferir no resultado das eleições de novembro em benefício de Donald Trump.

Um mês antes do escrutínio, John Podesta, então chefe da campanha presidencial da democrata Hillary Clinton, culpou a Rússia pela pirataria de que foi alvo a sua conta privada de correio eletrónico e considerou "razoável" acreditar que Stone sabia de antemão que o WikiLeaks ia divulgar essa informação, e recordou que o próprio Stone garantiu ter estado em contacto com o fundador do portal, Julian Assange.

Podesta também testemunhou à porta fechada diante do mesmo comité esta terça-feira. Depois do encontro, afirmou aos jornalistas estar feliz por cooperar, mas sem indicar que perguntas lhe foram feitas nem que respostas deu.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.