sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 77 mortos em acidente com camião na República Centro-Africana

Goran Tomasevic

Pelo menos 77 pessoas morreram num acidente de viação na estrada entre Bambari e Ippy, na República Centro-Africana, alegadamente devido a falhas técnicas ou a sobrecarga do camião de mercadorias em que também seguiam passageiros.

Um responsável do hospital de Bambari (centro do país), Michel Zahandji, indicou que "59 cadáveres foram depositados na morgue do hospital de Bambari e 18 foram levados pelos familiares para enterro".

Cerca de 60 feridos deram entrada na mesma estrutura hospitalar, acrescentou a Médicos Sem Fronteiras (MSF).

"Um veículo de 10 rodas, que transportava toneladas de mercadoria e pessoas a caminho do mercado de Maloum caiu ao fazer marcha-atrás, com toda a sua carga", explicou o presidente da câmara de Bambari, Abel Matchipata.

No total, as autoridades registaram 77 mortos, "na sua maioria homens".

"Mas há muitos feridos, alguns dos quais em estado grave", confirmou um guarda de Bambari, acrescentando que foi aberto um inquérito para determinar as causas do acidente.

O acidente pode ter ocorrido devido a "falhas técnicas ou à sobrecarga", disse.

"Não é a primeira vez que um acidente destes acontece. Há por aqui elementos da guarda e forças da ONU, mas deixam passar veículos sobre os quais as pessoas viajam empoleiradas como pássaros", criticou Hubert Tchénebou, habitante de Bambari ouvido pela agência France Presse.

Lusa

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.