sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 77 mortos em acidente com camião na República Centro-Africana

Goran Tomasevic

Pelo menos 77 pessoas morreram num acidente de viação na estrada entre Bambari e Ippy, na República Centro-Africana, alegadamente devido a falhas técnicas ou a sobrecarga do camião de mercadorias em que também seguiam passageiros.

Um responsável do hospital de Bambari (centro do país), Michel Zahandji, indicou que "59 cadáveres foram depositados na morgue do hospital de Bambari e 18 foram levados pelos familiares para enterro".

Cerca de 60 feridos deram entrada na mesma estrutura hospitalar, acrescentou a Médicos Sem Fronteiras (MSF).

"Um veículo de 10 rodas, que transportava toneladas de mercadoria e pessoas a caminho do mercado de Maloum caiu ao fazer marcha-atrás, com toda a sua carga", explicou o presidente da câmara de Bambari, Abel Matchipata.

No total, as autoridades registaram 77 mortos, "na sua maioria homens".

"Mas há muitos feridos, alguns dos quais em estado grave", confirmou um guarda de Bambari, acrescentando que foi aberto um inquérito para determinar as causas do acidente.

O acidente pode ter ocorrido devido a "falhas técnicas ou à sobrecarga", disse.

"Não é a primeira vez que um acidente destes acontece. Há por aqui elementos da guarda e forças da ONU, mas deixam passar veículos sobre os quais as pessoas viajam empoleiradas como pássaros", criticou Hubert Tchénebou, habitante de Bambari ouvido pela agência France Presse.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.