sicnot

Perfil

Mundo

Reunião de Peña Nieto com Trump será "amigável e respeitosa"

Carlos Jasso

O chefe da diplomacia mexicana, Luis Videgaray, disse esta quinta-feira que o encontro de sexta-feira entre os presidentes mexicano e norte-americano em Hamburgo, na Alemanha, decorrerá num clima "amigável e respeitoso", mas sem que daí resultem "grandes acordos".

Luis Videgaray disse que o encontro será conduzido num tom "amigável e respeitoso" e assinalou que apesar das diferenças em temas de grande relevo, o importante é que seja "um passo mais na continuação do trabalho em conjunto", em áreas de interesse comum como o comércio, a imigração, o direito dos migrantes ou o combate ao crime organizado.

Esta reunião que acontecerá na cimeira do G20, vem na sequência do cancelamento por Peña Nieto de uma visita a Washington em janeiro, devido à tensão provocada pela decisão de Donald Trump de construir um muro na fronteira comum, remetendo a despesa ao México.

Recordando que os dois presidentes conversaram por telefone em várias ocasiões, Videgaray reconheceu que a reunião em Hamburgo será importante mas salientou que será curta como acontece nas cimeiras internacionais.

"Cremos que é positivo que conversem, mas não devemos esperar acordos substantivos", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros para acrescentar que não é de esperar que dele saia uma data para uma visita de Estado de Henrique Peña Nieto aos Estados Unidos.

Lusa

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.