sicnot

Perfil

Mundo

Trump na Europa para cimeira G20 inicia programa na Polónia

Yuri Gripas/ Reuters (Arquivo)

O presidente norte-americano, Donald Trump, inicia hoje na Polónia o programa oficial da sua segunda visita oficial à Europa, durante a qual participa na cimeira do G20 e vai reunir-se com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin.

A primeira visita, em maio, ficou marcada pela insistência de Donald Trump no aumento das contribuições dos aliados para o orçamento da NATO.

Na capital polaca, onde aterrou quarta-feira à noite, o programa do presidente norte-americano inclui um encontro com o homólogo polaco, Andrzej Duda, seguido de conferência de imprensa.

Em Varsóvia, Trump vai também participar numa cimeira de 12 países da Europa Central e Oriental, e discursar aos polacos na central praça de Krasinski, local simbólico que acolhe o monumento à insurreição da população da capital polaca durante a ocupação nazi.

De Varsóvia, Trump viaja à tarde para Hamburgo, norte da Alemanha, onde participa na sexta-feira na Cimeira do G20 e, à margem desta, reúne-se com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Além do presidente russo, Donald Trump vai reunir-se com pelo menos nove outros dirigentes estrangeiros, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel, à margem da cimeira de países industrializados e emergentes.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.