sicnot

Perfil

Mundo

Turquia mantém reforma constitucional e critica pedido da UE

Murad Sezer / Reuters

O governo turco criticou hoje o pedido do Parlamento Europeu para a suspensão das negociações de adesão do país à UE se Ancara aplicar as reformas constitucionais aprovadas em abril, assegurando que a Constituição será alterada.

"Não aceitamos o relatório, vamos devolvê-lo tal qual o recebamos", disse o ministro dos Assuntos Europeus turco, Omer Çelik, em declarações transmitidas pelo canal CNNTurk.

Os eurodeputados aprovaram hoje um relatório -- com 477 votos a favor, 64 contra e 97 abstenções -- pedindo que as negociações de adesão com a Turquia sejam formalmente suspensas "caso o pacote de reformas constitucionais seja aplicado sem alterações".

Consideram que a proposta de alterações à Constituição turca não respeita os princípios fundamentais da separação de poderes e que não está em consonância com os critérios de Copenhaga, que definem as condições para a entrada de um país no 'clube' europeu.

"Este relatório inclui acusações políticas que ignoram os sucessos da Turquia. Baseia-se numa narrativa histórica e numa abordagem unilateral que não são nem equilibrados nem objetivos", adiantou Çelik.

A reforma constitucional, aprovada em referendo a 16 de abril, substitui o sistema parlamentar por um sistema presidencialista, concentrando nas mãos do presidente o poder executivo, que tem grande influência sobre o judicial.

"As mudanças constitucionais serão aplicadas. A 16 de abril, uma maioria aprovou a alteração constitucional num escrutínio transparente. O PE (Parlamento Europeu) não tem direito de fazer um tal pedido. Está a tomar uma posição antidemocrática", declarou o ministro turco.

Çelic assegurou, no entanto, que o seu país continua aberto a uma aproximação à União Europeia e anunciou que o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, viaja a 25 de julho para Bruxelas para "melhorar o diálogo com as instituições europeias".

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirin, por seu turno, desvalorizou a resolução do PE e assegurou que a Turquia e a UE têm um "roteiro" para "revitalizar o processo de adesão" da Turquia ao bloco.

"Preparámos uma lista do trabalho a fazer, algo que será discutido em pormenor a 25 de julho", disse aos jornalistas em Ancara.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC