sicnot

Perfil

Mundo

UNESCO exclui Grande Barreira de Coral do Património em risco

UNESCO exclui Grande Barreira de Coral do Património em risco

A UNESCO excluiu a Grande Barreira de Coral do Património em risco. A decisão foi tomada na reunião do organismo na Polónia. Ainda assim, a UNESCO diz-se preocupada com o estado de conservação do recife e pede esforços ao Governo para melhorar a qualidade da água, fundamental para a sobrevivência dos corais. A gestão australiana da grande barreira de coral tem sido criticada na sequência do enorme desgaste provocado pelo El Niño mais severo dos últimos 20 anos, um fenómeno que os cientistas associam às mudanças climáticas. O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, aplaude a decisão da UNESCO que evitará um eventual impacto negativo no setor do turismo e prometeu investir na recuperação do recife.

  • Quanto vale a Grande Barreira de Coral?
    1:46

    Pequenas grandes histórias

    A fundação que gere a Grande Barreira de Coral pediu uma auditoria ao valor real e calculável do maior recife de coral do mundo. A ideia é apurar quanto vale um dos maiores tesouros do planeta para as contas da Austrália mas, também para o mundo. Os corais já perderam cerca de 2/3 da área mas, se nada for feito, a perda pode ser incalculável.

  • 1.500 km de estragos na Grande Barreira de Coral

    Mundo

    São cerca de dois terços - 2/3 - do maior recife de coral do mundo em risco de desaparecer. Os últimos dois anos consecutivos de branqueamento de corais, provocados pelas alterações climáticas e pelo aquecimento da água do mar, deixaram um rasto de destruição na Grande Barreira de Coral, num fenómeno que já aconteceu em 1998 e 2002. E, como se não bastasse, esta mesma região da costa nordeste australiana foi fustigada pelo ciclone tropical Debbie no final de março que danificou mais um corredor de 100 km de largura.

  • As consequências das alterações climáticas
    2:45

    Mundo

    Depois dos recordes de 2014 e 2015, este ano corre o risco de ser o mais quente desde que há registos. Os efeitos das mudanças climáticas ocorrem um pouco por todo o planeta. Incêndios devastadores, inundações súbitas, degelo no Ártico, até a grande barreira de corais da Austrália está ameaçada.

  • Atropelamento em Copacabana fere 15 e mata bebé de 18 meses
    1:13

    Mundo

    Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas num atropelamento na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no Brasil. O condutor, um homem de 41 anos, diz ter perdido o controlo do carro, invadiu a calçada, percorreu 15 metros e só parou no areal de uma das zonas mais turísticas do Brasil. A polícia militar confirmou, entretanto, em comunicado que não há qualquer indício de que se tenha tratado de um ataque terrorista e avançou que o condutor sofreu um ataque de epilepsia.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38