sicnot

Perfil

Mundo

Marcha dos Muçulmanos contra o terrorismo arranca amanhã

Navesh Chitrakar

Sessenta imãs de vários países vão viajar pelas estradas da Europa num autocarro, durante uma semana. Um dos objetivos é levar uma mensagem de apoio às comunidades muçulmanas que têm vindo a ser discriminadas na sequência dos ataques terroristas levados a cabo por extremistas.

Para os líderes muçulmanos dizer que o Islão é sinónimo de paz já não é suficiente. É preciso agir para combater o ódio, a violência e a desconfiança.

No roteiro estão previstas paragens em França, em Saint-étienne-du-Rouvray, onde o ano passado um padre local foi degolado num ataque reivindicado pelo Daesh, e em Paris, onde terá lugar uma oração em frente ao Bataclan com a presença do Presidente francês Emmanuel Macron.

  • "Esta marcha é para mostrar a todos que o Islão é a paz"
    5:05

    Opinião

    Arranca este sábado em Berlim a Marcha dos Muçulmanos contra o terrorismo. Sessenta imãs, de vários países, vão viajar pelas estradas da Europa num autocarro durante uma semana. Um dos objectivos é levar uma mensagem de apoio às comunidades muçulmanas que têm vindo a ser discriminadas na sequência dos ataques terroristas levados a cabo por extremistas. Skeik David Munir esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre a iniciativa.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.