sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento Europeu pede suspensão da adesão da Turquia à UE

Parlamento Europeu pede suspensão da adesão da Turquia à UE

O Parlamento Europeu aprovou um relatório a pedir que as negociações de adesão da Turquia à União Europeia sejam formalmente suspensas. O Governo de Ancara rejeita o documento e promete devolvê-lo assim que o receber.

Os eurodeputados que votaram a favor desta suspensão estão preocupados com as reformas constitucionais.

Ainda ontem, foram detidas mais onze pessoas que participavam num encontro sobre segurança digital em Istambul.

  • Bruxelas quer manter diálogo com a Turquia
    0:52

    Opinião

    O correspondente da SIC Notícias na Turquia, José Pedro Tavares, considera que o Governo turco não acredita na hipótese de vir a pertencer ao bloco europeu. Apesar das insistência do Parlamento Europeu para que o processo de candidatura seja suspenso, a Comissão Europeia tem interesse em continuar a dialogar com Ancara.

  • Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
    2:35

    País

    Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • "Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
    1:40

    País

    A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.