sicnot

Perfil

Mundo

Número de detidos nos confrontos da cimeira do G20 sobre para 143

Pawel Kopczynski

O número de detidos nos violentos distúrbios ocorridos em Hamburgo, durante a cimeira do G20, subiu para 143, informaram hoje as autoridades da cidade alemã, que alertaram para o risco de novos confrontos no último dia da cimeira.

"Os manifestantes violentos permanecem na cidade", disse o responsável do Interior de Hamburgo, Andy Grote, apelando para os organizadores das diversas marchas previstas para hoje se "demarcarem" dos elementos radicais e a comunicarem às forças de segurança a presença destes elementos nas suas iniciativas, caso os detetem.


A agência de notícias espanhola EFE refere que o último balanço da polícia aponta para 143 detenções, desde quinta-feira, mais de 122 detenções temporárias, principalmente durante os confrontos nos distritos de St Pauli e Altona.


O número de agentes policiais feridos ascende a 200, mas não há dados oficiais sobre o número de manifestantes feridos nos distúrbios.


A maioria das concentrações decorre hoje no centro da cidade, com cerca de 20.000 participantes de acordo com dados da polícia, enquanto dois outros protestos em curso registam entre 1.500 e 1.000 participantes.


Cerca de 20.000 polícias de toda a Alemanha foram destacados para a cidade portuária de Hamburgo por ocasião da cimeira face aos riscos de atentado e violência.

Lusa

  • João Galamba deixa de ser porta-voz do PS

    País

    João Galamba vai deixar de ser porta-voz do PS e de integrar a comissão permanente do partido. A nova porta-voz dos socialistas vai ser Maria Antónia Almeida Santos, que já integrava a comissão independente, órgão de direção política do PS.

  • Mariano Rajoy não vai convocar eleições antecipadas
    1:24

    Mundo

    O governo espanhol está por um fio por causa de um processo de corrupção a envolver dirigentes do PP. O PSOE apresentou uma moção de censura e o Ciudadanos pede eleições antecipadas. O chefe do governo, Mariano Rajoy, já disse que não vai convocar eleições.