sicnot

Perfil

Mundo

Vários feridos em concentração dispersada pela polícia em Marrocos

Rafael Marchante

Várias pessoas ficaram feridas e tiveram de ser hospitalizadas quando participavam em Rabat numa manifestação de solidariedade para com os ativistas do Rif, norte de Marrocos, que foi dispersada violentamente pela polícia.

De acordo com a Agência Efe, presente no local, as várias dezenas de manifestantes juntaram-se em frente do Parlamento, onde se concentrou um grande dispositivo policial, superior em número aos manifestantes e fortemente equipado com armas antimotim.

Ainda os manifestantes (convocados por grupos de esquerda) nem tinham começado a concentração já a polícia carregava sobre eles, deixando vários feridos, disse Jadiya Riyadi, dirigente da Associação Marroquina dos Direitos Humanos.

Os feridos tiveram de ser transportados em várias ambulâncias para o hospital, enquanto no local a polícia impedia qualquer tentativa de concentração.Na sexta-feira uma também manifestação de solidariedade para com o Rif realizou-se em Casablanca sem problemas.

Os protestos do Rif, que têm tido um caráter essencialmente social e pacífico, despertaram uma onda de solidariedade em todo o país, com manifestações que juntam grupos de esquerda e por vezes islamitas do grupo Justiça e Caridade.

Cerca de 200 ativistas do Rif foram detidos desde que o movimento de contestação começou, há mais de oito meses, exigindo melhores condições de vida.

O movimento começou depois de um pescador ter morrido esmagado num camião do lixo quando tentava recuperar mercadoria que lhe fora confiscada pela polícia.

Além de melhores condições de vida as pessoas exigem o fim de discriminação de que dizem ser alvo.

Lusa

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.