Guerra já custou cerca de 200 mil milhões à economia síria
10.07.2017 22h52
Os seis anos de conflito na Síria destruíram infraestruturas e representaram perdas de cerca de 226 mil milhões de dólares (200 mil milhões de euros) para a economia daquele país, segundo estimativas do Banco Mundial divulgadas esta segunda-feira.
A guerra que afeta a Síria desde março de 2011 já fez mais de 320 mil mortos e provocou o deslocamento de mais de metade dos cerca de 18 milhões de habitantes do país.
A par da referência aos milhares de mortos e à destruição das principais infraestruturas, a análise do Banco Mundial sublinhou que o conflito "destruiu em pedaços o tecido social e económico" do país.
"O número de vítimas é devastador, mas a guerra destruiu também as instituições e os sistemas que são necessários para as empresas funcionarem, e a sua reparação será um maior desafio do que a reconstrução das infraestruturas em si mesma, um desafio que cresce gradualmente à medida que a guerra continua", afirmou o vice-presidente do Banco Mundial para o Médio Oriente e para o norte de África, Hafez Ghanem.
Segundo o relatório da instituição internacional, as perdas acumuladas do Produto Interno Bruto (PIB) sírio desde 2011 "estão estimadas em 226 mil milhões de dólares (cerca de 200 mil milhões de euros), cerca de quatro vezes mais que o PIB da Síria em 2010".
O Banco Mundial referiu que o conflito danificou ou destruiu 27% do parque habitacional do país liderado pelo Presidente sírio, Bashar al-Assad, e cerca de metade dos centros médicos e de educação.
O documento da instituição internacional acrescentou que, entre 2010 e 2015, cerca de 538 mil empregos têm desaparecido anualmente.
O relatório destacou igualmente que três em cada quatro sírios em idade ativa - cerca de nove milhões de pessoas - não estão a trabalhar, não estão matriculadas na escola ou num centro de formação.
"As consequências a longo prazo desta inatividade será uma perda coletiva do capital humano que vai levar a uma escassez de competências na Síria", frisou a entidade.
Os danos no setor da saúde também têm sido devastadores, de acordo com o relatório do Banco Mundial, que admite que mais pessoas irão morrer devido ao colapso do sistema médico do que nos próprios combates.
"O colapso dos sistemas que organizam a sociedade e a economia, bem como a confiança entre as pessoas, teve um maior impacto económico do que a destruição física das infraestruturas", mencionou o mesmo documento.
Se a guerra civil síria acabar até ao final do ano corrente, a instituição internacional anteviu que o PIB do país conseguirá recuperar, em quatro anos, 41% do seu valor face aos indicadores macroeconómicos antes do conflito.
Lusa
Relacionados
- 2:09
Paz na Síria volta à mesa de negociações em Genebra
A paz na Síria voltou a ser discutida em Genebra, no mesmo dia em que as forças governamentais anunciaram uma nova ofensiva, depois da entrada em vigor de um cessar-fogo no sul do país.
- 0:58
Cessar-fogo em três províncias do sul da Síria
Na Síria, entrou este domingo em vigor um cessar-fogo no sul do país. As tréguas foram mediadas pelos Estados Unidos e pela Rússia, à margem da cimeira do G20. No resto do país, a guerra continua.
-
Observatório denuncia bombardeamentos do exército sírio antes do cessar-fogo
Helicópteros do exército sírio efetuaram na manhã de hoje bombardeamentos no sudoeste da Síria, horas antes do cessar-fogo anunciado pela Rússia e Estados Unidos, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Na Homepage
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
-
Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer
O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.
24.04.2018 às 19h07
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas
Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.
24.04.2018 às 21h48
-
Oxlade-Chamberlain terá sofrido lesão "muito grave"
O médio inglês Alex Oxlade-Chamberlain terá sofrido uma lesão "muito grave" na vitória do Liverpool sobre a Roma (5-2), na Liga dos Campeões de futebol, disse o treinador dos 'reds', Jurgen Klopp. "É provavelmente uma lesão muito grave. Essas são as más notícias para nós. O plantel não se torna maior neste momento, pelo que vamos de ter de ser criativo nos próximos encontros", afirmou o alemão.
- 15:09
- 6:24
-
-
-
-
-
-
Ministro da Educação nega ilegalidades no concurso extraordinário de professores
24.04.2018 às 19h06
-
O recado de Donald Trump à Coreia do Norte
O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.
24.04.2018 às 19h54
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
- 1:17
-
Já conhece os músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan?
A família real britânica anunciou esta terça-feira os nomes dos músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan Markle, a 19 de maio, na capela de Saint George, no Castelo de Windsor, Reino Unido.
24.04.2018 às 18h36