sicnot

Perfil

Mundo

Neto de Gandhi candidato da oposição a vice-Presidente da Índia

Matt Dunham

A oposição na Índia anunciou esta terça-feira a intenção de apresentar como candidato a vice-Presidente Gopalkrishna Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, cargo que será renovado nos próximos dias, juntamente com o do Presidente.

A líder do Partido do Congresso, Sonia Gandhi, anunciou a decisão de 18 formações políticas da oposição de apresentar o antigo governador de Bengala Ocidental para acompanhar a candidata à presidência, Meira Kumar.

O nome de Golapkrishna Gandhi tinha surgido como um possível candidato para suceder ao Presidente indiano, Pranab Mukherjee, na eleição que decorrerá na próxima segunda-feira no parlamento indiano.

No entanto, no final foi escolhida Kumar, uma líder dalit - ou intocável, o nível mais baixo do sistema de castas na Índia, que irá enfrentar o candidato da aliança no Governo - Partido do Povo Indiano (BJP, na sigla original) -, Ram Nath Kovind, também ele um intocável.

A indicação do neto do líder do movimento independentista indiano foi aprovado de forma unânime, disse Sonia Ghandi aos jornalistas, após a reunião dos partidos da oposição.

Mukherjee termina o seu mandato no próximo dia 25 de julho e o seu sucessor será eleito numa sessão no parlamento no próximo dia 17, através de um processo de votação em que participam os membros das duas câmaras legislativas e os representantes das assembleias regionais.

O vice-Presidente atual, Mohammad Hamid Ansari, também termina as suas funções no dia 10 de agosto e o seu sucessor será eleito com o mesmo procedimento, em data ainda a determinar.

O BJP não anunciou ainda qual é o seu candidato.

Tanto o cargo de Presidente como de vice-Presidente têm um conteúdo mais protocolar e simbólico, de acordo com a Constituição indiana, já que é a figura do primeiro-ministro a que tem as funções de chefe do Executivo.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.